TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Desenvolvimento

Por:   •  6/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.147 Palavras (9 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 9

Programa Especial de Formação Pedagógica R2

Conforme Resolução 2 de 01 de Julho de 2015 CNE

DIEGO AUGUSTO DOS SANTOS

MIRELLA OLIVIERI BARRESE

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

SÃO PAULO

2019

Programa Especial de Formação Pedagógica R2

Conforme Resolução 2 de 01 de Julho de 2015 CNE

DIEGO AUGUSTO DOS SANTOS

MIRELLA OLIVIERI BARRESE

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

[pic 2]

SÃO PAULO

2019

Sumário

1. Introdução...........................................................................................................

04

2. Desenvolvimento................................................................................................

05

2.1. Histórico sobre o desenvolvimento..................................................................

05

2.2. O que é desenvolvimento ...............................................................................

06

2.3. As concepções do desenvolvimento ..............................................................

07

3. Conclusão...........................................................................................................

12

4. Referências Bibliográficas..................................................................................

13


  1. Introdução

A psicologia do desenvolvimento é utilizada principalmente pelos profissionais na área da saúde, a questão principal é a harmonização do desenvolvimento do individuo, esse desenvolvimento está relacionado a áreas cognitivas, afetivas e sociais.

Para entender o desenvolvimento é necessário estar ciente de como ele foi apresentado ao longo dos anos, os principais autores discutiram esse assunto, gerando uma ordem de percepções históricas e modelos de comparação para analisar as contribuições deste na área educacional.

O desenvolvimento humano envolve variáveis afetivas, cognitivas, sociais e biológicas do nascimento até a morte do individuo. Os estudos mais antigos baseiam-se no desenvolvimento somente dos anos iniciais até a adolescência do sujeito, que se dá devido à preocupação com a educação básica, porém este enfoque vem se atualizando nas ultimas décadas e atualmente envolve todo o ciclo vital.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a psicologia do desenvolvimento através de pesquisa bibliográfica sobre o assunto, breve resumo histórico do aparecimento dos primeiros estudos ligados ao assunto em questão até os dias atuais.

Significado e o que engloba a psicologia do desenvolvimento, bem como os principais autores e suas didáticas, concepções divergentes sobre o tema, que geram um conhecimento básico sobre o assunto.


  1. Desenvolvimento da Pesquisa

2.1. Histórico sobre o Desenvolvimento

Mota (2005) faz um estudo sobre a psicologia do desenvolvimento com uma breve história, onde no início do estudo é chamado de período formativo (1882-1912), ou seja, quando nasceu a psicologia do desenvolvimento com os relatos de autores que começaram a estudar e publicar sobre o assuntos relacionados à psicobiologia, psicologia da personalidade e desenvolvimento cognitivo, o período considerado primeira fase (1920-1939), onde foi muito investido em estudos do desenvolvimento da criança com ênfase no desenvolvimento intelectual, maturação e crescimento, na segunda fase (1940 – 1959) teve uma escassez de investimentos devido a guerras, porem o interesse do estudo ainda era focado nas crianças, com relação a terceira fase (1960-1989) a autora diz que verificou-se uma emergência das pesquisas no campo do desenvolvimento e nesse período o desenvolvimento teve influencia de aprendizagem social, além da teoria Piagetiana, os interesses eram voltados para  a psicobiologia e pelas bases biológicas do comportamento; na quarta fase (1990- dias atuais) surgem novos paradigmas sobre a psicologia do desenvolvimento, que envolve vários caráteres e que engloba também o estudo do desenvolvimento ao longo da vida.

Souza, Branco e Oliveira (2008) ainda dividem a psicologia do desenvolvimento em fases historicamente; onde na primeira fase entre o final do século XIX e inicio do século XX, os teóricos sobre a psicologia do desenvolvimento eram Preyer, Stern, Hope-Graff, Buehler, Bernfeld, Baldwin, Piaget, Vygotsky e Werner e os estudos eram limitados à observação detalhada, diários etc. Ainda segundo os autores, na segunda fase os estudos que são considerados são os embasados na mensuração de fenômenos observáveis. Na terceira fase, no final do século XX, os estudos de desenvolvimento passam a contemplar modelos não reducionistas e orientações relacionais, considerando-o baseado na contextualização histórica, social e cultural. Nas primeiras décadas do século XX os estudos tinham como foco o estudo das habilidades e capacidades características de cada etapa de desenvolvimento.

2.2. O que é Desenvolvimento

Para Mota (2005) a melhor definição de psicologia do desenvolvimento seria “O estudo, através de metodologia específica e levando em consideração o contexto sócio-histórico, das múltiplas variáveis, sejam elas cognitivas, afetivas, biológicas ou sociais, internas ou externas ao indivíduo que afetam o desenvolvimento humano ao longo da vida”. O desenvolvimento é visto como unilinear, que envolve a genética e seus estágios ao longo da maturação e aspectos ambientais, porém com maior ênfase ao produto que ao processo desenvolvimento. Os autores ainda dizem que dependem de dimensões da cultura (coletivo) e da subjetividade (individual) e que para entender esse processo é necessário englobar tanto o processo de mudança como o resultado desse processo (SOUZA, BRANCO E OLIVEIRA, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (199.8 Kb)   docx (84.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com