TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Desenvolvimento

Por:   •  24/7/2019  •  Resenha  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

 Universidade Estadual do Maranhão-UEMA[pic 1]

Curso: Física Licenciatura                                

Disciplina: Psicologia da Educação

Professor: Danielle S. Pereira

Aluno(a): Lourainy D. S. de Araújo Moreno da Silva        

Matrícula: 2018128753

Psicologia do desenvolvimento

A psicologia do desenvolvimento é uma área que abrange as mudanças que ocorre na vida do ser humano, desde a sua concepção, dando continuidade após a fecundação até a fase adulta-velhice. Estuda os aspectos psicomotores, afetivos, cognitivos e sociais que irão contribuir para tais mudanças ao longo da vida. Além desses aspectos, também estuda os fatores que irão influenciar no desenvolvimento humano, como por exemplo, a hereditariedade, o crescimento orgânico, a maturação neurofisiológica e o meio no qual o individuo está inserido, este porém, tem como influências e estímulos nas alterações comportamentais do ser.

Grandes teóricos explicaram sobre os conceitos, suas teorias e divisões sobre a psicologia do desenvolvimento e contribuíram para tais estudos. Jean Piaget, foi um desses grandes teóricos, defendia uma linha teórica representada pelo interacionismo e fazia o estudo do conhecimento. Piaget dividiu sua teoria em períodos, em que os indivíduos deverão passar à medida que iriam adquirindo habilidades, caracterizou o primeiro período como o Sensório-motor (0 a 2 anos), neste período a criança percebe o ambiente através do paladar, do tato, da visão e do olfato, inicia o desenvolvimento da coordenação motora e aprende a diferenciar o próprio corpo dos objetos, onde os estímulos sensório-motor irão contribuir no desenvolvimento da inteligência da criança e ao chegar no estágio final, ela será capaz de compreender as noções de espaço e tempo e as relações de causa e efeito. O segundo período caracterizado por Piaget é o Pré-operatória (2 até 7 anos) nesta fase começa a preparação e a organização da inteligência, aqui a criança começa a criar habilidades, desenvolver melhor a sua fala e começa identificar os símbolos, para Piaget nesta fase ele considera a criança egocêntrica. Após esse período, passa-se, então, ao terceiro período das Operações concretas (7 aos 12 anos) aqui o egocentrismo na criança vai sendo ultrapassado, e inicia o aprimoramento das suas habilidades e raciocínio, sendo uma fase onde a criança também vai adquirindo autonomia em relação ao adulto. O quarto e último período caracterizado por Jean Piaget é o período das Operações formais (12 anos em diante), aqui o indivíduo está com suas competências e capacidades desenvolvidas, à sua conduta aos valores morais estabelecidos e já começa a resolver problemas e tomadas de decisões mais complexas.

Para Piaget o ser humano utiliza 2 processos de adaptação, o que ele chama de assimilação e acomodação. Onde a pessoa tende a se adaptar-se no meio ao qual está inserida.

Outro teórico de grande contribuição para o estudo da psicologia do desenvolvimento foi Lev Vygotski, considerado o principal representante da chamada Psicologia histórico-cultural, focaliza o homem como um ser social, histórico, cultural e economicamente constituído nas interações que estabelece com a sua realidade social. De acordo com Vygotsky, o comportamento do homem se dá pela interação com o mundo, com os efeitos culturais e sociais. Explica que o desenvolvimento cultural de uma criança, o recém-nascido, possui estruturas primitivas e à medida que esta estrutura entra em contato com a cultura, vão surgindo outras, constituindo-se novas relações e destruindo as estruturas primitivas. Outra fase que Vygotski explica é o desenvolvimento da comunicação social no bebê que ocorre à medida em que o bebê e as pessoas se relacionam no meio, através do contato visual, corporal e emocional/social.

Como psicanalista mais importante sobre o desenvolvimento psicossexual temos, Sigmund Freud, onde explicava que a base de todo comportamento, estava na mente, no psiquismo e ao psiquismo três qualidades aos processos psíquicos são atribuídas: o consciente, o pré-consciente e o inconsciente.  

  • Sobre a Psicanálise e o desenvolvimento do bebê, Freud explica que o ser humano desde a sua vida intrauterina busca por obter prazer. Ele apresenta estágios de desenvolvimento, sendo o primeiro estágio a Fase Oral (do nascimento até por volta dos 18 meses) nesta fase o prazer, as gratificações são de natureza oral. A boca, a língua tende a proporcionar ao bebê o prazer em mamar, em por objetos na boca, nesta fase está presente o Id (inconsciente e regido pelo princípio do prazer), inicia o desenvolvimento do Ego pela percepção das sensações corporais. O segundo estágio é caracterizado por Freud como a Fase Anal (até a cerca de 3 anos) a criança sente prazer em eliminar ou reter as fazes, pois os movimentos intestinais são muito prazerosos. Nesta fase ocorre também o conflito do Id, na busca do prazer e da satisfação e a cobrança dos pais sobre a higiene. No terceiro estágio, a Fase Fálico (3 a 5 anos) a sexualidade deixa de ser exclusivamente auto-erótica e dirige-se aos pais, concretizada no Complexo de Édipo. Este conflito é ultrapassado quando a criança se identifica com o progenitor do mesmo sexo, aqui ocorre à formação do Superego, onde se opõe ao Id na tentativa de inibir seu impulso à gratificação imediata. Já no quarto estágio, a Fase de Latência (6 aos 11 anos) ocorre a amnésia infantil que se trata do processo pelo qual a criança reprime no inconsciente as experiências perturbadoras do estádio fálico e diminui a expressão da sexualidade. O quinto estágio é a Fase genital (a partir da adolescência), a problemática do Complexo de Édipo, latente na fase anterior, é reavivada e vai ser definitivamente resolvida pelo luto das imagens idealizadas dos pais. E no sexto estágio a Fase do Mecanismos de defesa, Ascetismo (negação do prazer, controlo das pulsões sexuais através de disciplina e isolamento) e Racionalização (o jovem procurar esconder os aspectos emocionais do processo adolescente, interessando-se por atividades do pensamento onde colocar toda a sua energia).

Além desses teóricos acima citados, muitos outros contribuíram para a psicologia do desenvolvimento, desde o desenvolvimento infantil até o amadurecimento do indivíduo, com contribuições sobre os aspectos intelectuais, sociais, afetos-emocionais e morais, que tentavam explicar com suas teorias as influencias que cada aspecto poderia desenvolver no comportamento humano na sociedade, seja eles contribuindo na formação do ser, positivamente ou negativamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com