TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Desenvolvimento

Por:   •  24/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Quais acontecimentos, externos e/ou internos, foram fundamentais para que Freud tenha criado a psicanálise?

Analisando o filme, encontro como primeiro acontecimento externo, os primeiros casos de histeria que Freud teve contato no seu início de carreira. Juntamente com Charcot, hipnólogo e também estudioso da histeria, pesquisou os mecanismos da doença concluindo que tal neurose era fruto de lembranças reprimidas e que a hipnose poderia servir tanto para curar quanto para criar novos sintomas.

O segundo acontecimento externo observado, foi o caso do paciente que matou o próprio pai porque amava a mãe, nessa situação o próprio Freud se sentiu incomodado com os relatos do paciente, por não saber lidar com a situação, pois também tinha o mesmo trauma, eis aqui um acontecimento interno que depois será usado como base para a formulação do complexo de Édipo.

O terceiro acontecimento externo é o caso da paciente que Brauner decide abandona, pois a mesma havia se apaixonado por ele. Freud decide assumir a paciente. Simultaneamente a isso, ocorre o falecimento do pai de Freud, o mesmo não consegue entrar no cemitério e tenta encontrar uma ligação, entre esse acontecimento e alguma coisa que seu pai tenha lhe feito e está escondido em seu subconsciente, eis aqui mais um acontecimento interno.

No processo de tratamento da jovem, Freud vê indícios de que o trauma dela está associado a alguma repreensão sexual sofrida na infância. Nesse momento do filme, Freud aparece segurando uma pulseira em formato de cobra que era de sua mãe, ele acaba tendo um sonho que o remete a infância, ele vê a sua mãe o deixando sozinho para ir dormir com seu pai, Freud criança queria a mãe consigo e não com o pai, isso lhe gera um sentimento de ciúme e ao mesmo tempo vergonha, por achar que estava sendo desrespeitoso com seu pai. Pode-se observar que aqui mais um acontecimento interno de estabelece, pois Freud tenta analisar seu comportamento na ocasião do falecimento do seu pai. Ao analisar os relatos da paciente Freud, conclui que a mente é capaz de criar sua própria realidade afim de mascarar situações que não sabemos como administrar, no caso da paciente ela relatava ter sido abusada pelo seu pai, quando na verdade ela queria possuir seu pai, era uma fantasia, que acabou se tornando um trauma. Freud concluiu no decorrer do seu estudo com a histeria, que a maioria dos pensamentos e desejos reprimidos associavam-se a conflitos de sexualidade.

2- Qual é a compreensão do grupo sobre o caso de Ana O.  ou  Cecile?

Após passar longo período cuidando de seu pai no leito de morte, Anna O, desenvolveu histeria associada a diversos sintomas (depressão, paralisia, nervosismo, entre outros). Fora submetida a hipnose, onde se descobriu que o diálogo com ela em transe podia fazer com que relatasse seus traumas de sua infância e dessa forma fazendo que ela se sentisse melhor, levando ao desaparecimentos dos sintomas. Isso fora intitulado de “cura pela fala”.

O caso de Anna O. fora muito importante para a psicologia , pois foi através dele que Breuer apresentou a Freud o Método Catártico, que antecipou e preparou o surgimento da psicanálise. Foi com esse caso Freud desenvolveu muitas de suas teorias, que até hoje são referências de muitos estudos e técnicas terapêuticas.

3-  A partir desse caso clinico o que foi relevante para a teoria Freudiana?

 A partir desse caso Freud aprimorou os métodos de Breuer, ele percebeu que para o tratamento dar certo dependia da relação paciente e médico, tornando consciente o que é inconsciente. Mudando a técnica Freud alcançou resultados surpreendentes, podendo assim entender outras formas de neurose.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com