TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Desenvolvimento

Por:   •  28/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

UNIESP- CENTRO UNIVERSITÁRIO

ALUNA: Isis Heloisa Gouveia Lima- P2 MANHÃ

PROFESSORA:  Maria Jozina Ferreirra

 

ATIVIDADE

  • Ler sobre os estágios cognitivos do desenvolvimento infantil de Piaget, escolher um dos estágios e observar uma criança.

                                  O estágio escolhido por mim foi o Operacional, que é de crianças de  7 a 11 anos. Eu observei minha prima Mirela de 7 anos, que ao chegar da escola, ela foi logo informando a sua mãe que havia brigado com sua amiguinha do colégio (que é filha da dona da escola), Mirela soltou a seguinte frase '' Mamãe, briguei com Beatriz! Ela quer que eu e as meninas obedeçam a ela em tudo. Eu não obedeço mamãe, pra mim, ela é uma aluna qualquer, como eu, como Bruna.. Eu só tenho que obedecer a mãe dela, a ela não. Eu estou certa, mamãe?'' Naquele momento, ficamos paradas e sem acreditar que tinha vindo de uma menina de apenas 7 anos de idade.  

             A pesquisa de Piaget começou com seu interesse sobre como as crianças reagiam aos ambientes. Acontece que suas observações começaram a divergir do pensamento da época, o levando a criar uma nova teoria sobre desenvolvimento cognitivo que se tornou a mais conhecida e influente até hoje.

              A teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget sugere que as crianças passam por quatro estágios diferentes de desenvolvimento mental. Sua teoria se concentra não apenas na compreensão de como as crianças adquirem conhecimento, mas também na própria natureza da inteligência.

              No estágio Operacional, as crianças se tornam mais conscientes do sentimento dos outros e dos eventos externos. Elas vão se tornando menos egocêntricas, começando a entender que nem todos compartilham seus pensamentos, crenças ou sentimentos. Para Piaget, esse estágio é um grande ponto de virada no desenvolvimento cognitivo da criança, pois marca o início do pensamento lógico ou operacional. Isso significa que a criança pode resolver as coisas internamente em sua cabeça, em vez de apenas fisicamente.

             Ao observar Mirela, eu pude imediatamente identifica-la nesse estágio, ela conseguia ter um pensamento lógico e coerente sobre a situação, além do mais, estava totalmente preocupada com suas amigas que estavam sendo ''submissas'' a tal Beatriz, para Mirela ela estava fazendo suas amigas de ''besta''.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com