TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Desenvolvimento

Por:   •  16/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 4

. 3. A meia-idade é um período com muitos fatores característicos que costumam ser interpretados como uma crise. Dessa forma, são necessários esclarecimentos e medidas de orientação para um melhor ajuste nessa época da vida. Identifique as afirmativas que se referem à meia-idade.

1.

2- A menopausa, podendo ser interpretada por algumas mulheres como ponto final da vida sexual, requer esclarecimentos.

4- Pressões psicológicas culturais dificultam a aceitação da perda da juventude.

a. II e IV somente.

J:

II - menopausa pode ser vista como um sinal de transição para a segunda metade da vida adulta – um tempo de mudanças de papéis, maior independência e crescimento pessoal. A menopausa não é um evento único, mas um processo, denominado transição menopausal.

IV-

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

2. 5. Sobre os estilos de vida conjugais e não conjugais assinale a alternativa incorreta:

e. A adaptação ao divórcio pode ser dolorosa. Muitas pessoas divorciadas casam-se novamente dentro de poucos anos, mas os novos casamentos tendem a ser mais estáveis do que os primeiros e as famílias reconstituídas não passam por diversos estágios de ajustamento.

J:

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

3. 1. Sobre o final da meia idade considere as afirmações e assinale a (as) alternativa (as) correta (s)

1. Uma das reações à meia idade é a vivencia do conflito entre o desejo de continuar progredindo e o começo do declínio apontado inclusive pelo corpo e mudanças hormonais.

2. Reações de tristeza e ate quadros depressivos podem ocorrer frente as grandes perdas que adulto amadurecido vivencia.

3. O processo de aposentadoria ocorre de forma abrupta causando reações negativas e sentimentos de inferioridade para alguns que passam por este momento nesta idade.

4. Os netos podem ser considerados pelo avós como a continuidade de sua vida, diante da possibilidade de sua finitude, além disso, aqueles que tem contato com os avós contribuem na ligação dos pais com seus filhos e não permitem que o “ninho se esvazie”.

5. Os sentimento religiosos intensificados podem ser caracterizados como uma fuga na tentativa de alcançar respostas sobre o significado da vida.

b. Todas as alternativas estão corretas

J:

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

4. 4. Baseado no texto da Papalia (2013) sobre a intimidade expressada na amizade e no amor, assinale as alternativas corretas.

d. A comunicação é uma parte essencial de apoio emocional dentro dos relacionamentos amorosos

J: A comunicação é uma parte essencial da intimidade porque, alguns estudos mostram que os casais que se comunicavam construtivamente tendiam a estar mais satisfeitos com seus relacionamentos do que aqueles que não faziam. A comunicação entre casais é muito importante e por isso é uma parte essencial para construir relacionamentos íntimos de alta qualidade.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

5. 2. Baseado no texto da Papalia (2018), assinale a alternativa incorreta, no que se refere sobre a influencia dos diversos caminhos para a idade adulta no sentido de constituição da identidade e um relacionamento autônomo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com