TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Desenvolvimento

Por:   •  19/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.517 Palavras (7 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

ANA CARMEN GOMES N. CITTI – RA: 10107730

JULIANA FERREIRA LEITE CARDOSO – RA: 10108669

3º PERÍODO A

QUATORZE TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO VERBAL

TAUBATÉ

2022

Minuto 8:25, intervenção 2 - Confrontação

Psicólogo: “Por que você se incomoda?”

Cliente: “Talvez porque eu não faço nada para merecer esses insultos, nada, eu tenho uma vida muito regrada”.

Min 8:46, intervenção 10 – Informação

P: “Me ajuda a entender isso por favor se eu der alguma informação ou você me acrescente, um homem precisa ser independente indiferente aos outros e ao mesmo tempo você se incomoda de que as pessoas falando ao seu respeito e falando como você diz por inveja. Você gostaria de ser mais independente, indiferente, mas ao mesmo tempo se incomoda; o que também não torna você independente, você depende parece da opinião dos outros porque você se incomoda com a opinião deles. Como funciona isso?”

C: “Acho que nisso reside o meu fracasso e minha atitude de procurá-lo, porque o fracasso no sentido de que eu não estou conseguindo ser indiferente nesses dias. Claro que sempre falaram de mim, não é de hoje que eu frequento a sociedade, mas de um tempo pra cá isso passou a me incomodar muito”.

Min. 10:00, intervenção 4 – Assinalamento

P: “A partir de quando você consegue identificar alguma situação ou conjunto de coisas que Levou as pessoas a falarem mais?”

C: “Dizem que me viram andando por uma região não muito digna, onde frequentam vários viciados e que eu estava usando ópio e que o senhor pode ver que é mentira”.

Min. 14:48, intervenção 3 – Clarificação

P: “Indiferente. Então você está dizendo assim, atitude indiferente pode estar fazendo as pessoas reagirem de uma forma que você não gosta, porque você está tendo atitudes indiferentes, uma atitude indiferente às pessoas, é isso?”

C: “Acho que sim”

Min. 15:10, intervenção 1 – Interpretação

P: “Estou gostando de ver que você está tendo uma compressão bem boa... Na carta eu já tinha visto isso, uma carta muito bem escrita que até parece que demonstra assim, que já consegue entender uma coisa de não estar bem contigo e agora eu vejo que você está falando que talvez duas e vamos ver mais outras atitudes suas que estão sendo responsáveis da reação das pessoas em relação a você, uma arrogância, uma indiferença, o que mais?”

C: “Eu sou muito intolerante com as pessoas”.

Min. 15:55, intervenção 5 – Procedimentos a elaborar

P: “Me dá um exemplo de intolerante.”

C: “Vitor meu cunhado, conhece bem minha intolerância. Eu não suporto nenhum tipo de erro de equívoco em relação a nada, eu também não tenho a menor paciência com as pessoas que que não cultuam a arte, a cultura; em uma mesa é comum que eu me levante e sai andando quando a conversa não é muito digna da minha presença.”

Min. 16:35, intervenção 11 – Fornece informação

P: “Que interessante de novo essa atitude intolerante que você está dizendo, você diz até que frente algumas situações você não tolera, algumas atitudes da sociedade ao invés de você interagir com elas e acaba se afastando; então é possível um afastamento, você tinha falado de uma arrogância estejam ocasionando esse tipo de reação nas pessoas, achei isso muito interessante. O que mais, que outras atitudes suas poderiam estar contribuindo pelo menos para esta reação das pessoas?”.

C: “No descaso, é o que eu sempre procuro dos meus amigos quando eu tenho algum problema, mas eu não estou muito disponível para ouvir os problemas dos meus amigos.”

Min. 18:03, intervenção 7 – Recapitulação

P: “Gostaria de fazer um resumo junto com você pra ver se eu entendi bem do que se trata, até para gente poder fazer, pode esboçar talvez um plano de trabalho no consultório. Então você está dizendo o seguinte, que você de algum tempo pra cá com mais vigor, mais força de algum tempo você tem visto algumas pessoas tem te evitado, que algumas pessoas entre os ambientes, que algumas mulheres abaixam a cabeça, cochicham coisas a seu respeito e você tem notado um certo desconforto das pessoas em relação a você, você está dizendo que você quer olhar que pra você esse é um problema, que não entende exatamente porque e que junto com isso te dar um incômodo e que você fique incomodado com seu incômodo, então que você gostaria de ver, de dar uma olhada porque você ficou incomodado com esse incômodo, porque você tem uma ideia, um conceito, de que um homem precisa ser independente indiferente em relação as pessoas. Muito bem. E um aspecto importante aqui na entrevista, que eu achei aqui quando você diz que é possível que além da inveja, você é de homem de fato pela carta que eu li e pela presença a gente pode ver um homem bonito, como muitas virtudes, toca piano, relacionado com artes, tenha um bom dinheiro vindo da família da mãe, então você está muito bem socialmente. Eu acho que realmente uma pessoa assim, certamente causa inveja nas pessoas, acho que isso é até normal no ser humano. Então, porque você tem muitas qualidades, muitas virtudes que talvez a grande maioria das pessoas não tenham. Fora a inveja é possível existe umas atitudes suas que podem estar fazendo as pessoas reagirem dessa forma com você, essas atitudes que nós colocamos seriam: 1 – que você é arrogante, você está se colocando assim, você é indiferente as pessoas você é intolerante com as pessoas você tem um descaso e um pouca reciprocidade afetiva com as pessoas, você acrescentaria alguma coisa a mais? E isso? O que você acha?”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com