TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Desenvolvimento

Por:   •  29/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 4

 

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP

Ingrid Suelem Souza dos Santos RA: B686DJ-2

O Bêbe do Século XXI e a

Psicologia em Desenvolvimento

Campinas 2013

Ingrid Suelem Souza dos Santos

Maria Lucia Seidl de Moura

O bêbe do Século XXI e a Psicologia em Desenvolvimento

Resenha apresentanda à disciplina de

Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital

do curso de Serviço Social da Universidade Paulista UNIP.

Campinas 2013

O livro retrata ao longo de seu contexto a necessidade e os caminhos percorridos por pesquisadores em busca do conhecer mais "explicavemente" a mente e o comportamente dos RN desenvolviam pesquisas baseadas em tecnicas e observações aos primeiros dias de vida do bêbe. A forma em que a cada pesquisa realizada, os pontos de vistas e as conclusões obtidas dos pesquisadores era extremamente diferente a de pesquisas anteriores e naquele exato  momento em que a mesma era apresentada se tornava "revolucionaria", dando inicio assim   á inicios de discursões, elevando posteriomente a esse "novo olhar" o número de pesquisas nesse contexto crescia de forma rápida é construtiva para a sociedade. Sendo assim podemos analisar que as dúvidas e as afirmações ainda eram incertas, até mesmo dúvidosas o que gerava e garantia a continuidade dessas pesquisas ao longo dos anos garantindo então resultados mais satisfatorios e convinientes.

          Já baseado nessas pesquisas nos deparamos com a ideia de que RN diferentes de outras especies estão mais dependentes,indefesos e pouco deselvovidos o que gera assim uma exeção na familia dos mamiferos já que o mesmo está pouco "equipado" para sobreviver sem cuidados de adultos. Explicando assim o crescimento do cerebro ao longo do crescimento e deselvovimento dos RN. A imaturidade prolongada também entra nesse contexto de desenvolvimento. Um dos fatores determinantes ao RN e a importancia em que os adultos (pai e mãe) são responsaveis no papel de desenvolvimento, que se baseia na comunicação corporal que nada mais é que o uso frequente da linguagem, o contato visual e a modulação do comportamento do RN. O investimento do adulto principalmente da mãe exige dedicação total do seu tempo e atenção ao RN. Os pais constumam reagir aos sinais dados pelos RN em um curto espaço de tempo e o sinal dado geralmente este o choro. O choro por sua vez deve ser evitado, já que  esforço feito pelo RN ao chorar lhe causa um desgate de energia, energia que é reposta ao receber o leite materno.

        Uma divisão foi feita com base nas pesquisas feitas na mente dos RNs dividindo assim em fases ou grupos que vai desde dos primeiros dias de vida até as perpectivas de reconhecimento e entendimento de informações e pessoas, ainda com base nessa divisão segundo eles o senso de licito e ilicito é o mais demorado a se desenvolver.

       Segundo alguns pesquisadores os RNs não são capazes de reconhecer os estimulos recebido, também como não reconhecem o mundo a sua volta, descrevem o RNs como autocentrado e autista o que promove mais adiante a necessidade de passarem por um processo de separação e individuação. Mas essas evidencias são contrarias a boa parte de outras pesquisas, que afirmam que o bêbe não é de forma autista muito menos confusos ao que se passa a sua volta. Como por exemplo a forma que reagem os RN há um determinado som, eles rápidamente viram a cabeça para mapear o ambiente em busca do som. O que para pesquisadores é o resultado do estimulo recebido externamente de seus pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com