TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha “Beleza Americana” e o Desejo

Por:   •  19/10/2020  •  Abstract  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha: “Beleza Americana” e o desejo

        O drama “Beleza Americana”, retrata a história de Lester Burnham, um pai de família suburbano que vive uma crise de meia idade que altera o rumo de sua vida. O protagonista é casado com Carolyn e, juntos, eles tem uma filha adolescente chamada Jane. O ponto para a reviravolta na vida de Lester acontece quando ele se sente atraído sexualmente por Angela, amiga de sua filha. Porém, Angela é adolescente e ele um homem de meia idade o que, moralmente, dificulta a consumação do ato. Logo, Lester fantasia em sua mente o que quer fazer com Angela na busca por satisfação.

        Jane, por sua vez, quando percebe a atração do pai pela amiga se sente rejeitada pelo progenitor por não lhe dar tanta atenção como para a outra adolescente. Esse sentimento causa na menina o desejo de que seu pai morresse para que, assim, ele não dispensasse mais atenção com nenhuma outra garota senão ela. Jane chega a confessar esse desejo para o namorado, Ricky, mas depois afirma ser uma brincadeira.

        Ricky é traficante e mora com a mãe e o pai, o Coronel Fitts. Seu pai é um homem bastante autoritário que não admite que o filho cometa erros e sempre que pode, reitera que prefere que o menino seja um criminoso do que seja gay. A violência do Cel. Fitts contra Ricky é movida pelo seu próprio desejo homossexual, mas que é recalcado e retorna em forma de agressões contra o filho, que não reflete a masculinidade que o pai espera.

        Os desejos supracitados podem ser explicados pela Teoria do conflito psíquico desenvolvida por Freud, na qual o Eu é a imagem que se tem de si mesmo e a moral são as concepções do que o Eu deve ser. Nesse contexto, os desejos que se opõe a imagem moral do Eu (incestuosos, assassinos, violentos, sexuais, etc.) são censurados e se tornam inconscientes sendo impedidos de serem acessados por meio da resistência e do recalque. A fantasia, nesse cenário, produz certo nível de satisfação, servindo como válvula de escape para o desejo frustrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com