TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA FILME BELEZA AMERICANA

Por:   •  9/10/2018  •  Resenha  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha crítica do filme Beleza Americana:

Pryscila Alves Boiadeiro dos Santos – RA: C687AH-4

O filme Beleza Americana (Americam Beauty) de Sam Mendes de 1999 retrata a vida cotidiana do personagem principal Lester Burnham que é um homem de quarenta e dois anos, casado com uma mulher perfeccionista que cujo o casamento está arruinado. Trabalha em uma empresa em que não é valorizado e sua única filha a rejeita, porém ao conhecer a amiga de sua filha sua vida muda completamente.

Já no início do filme percebemos o sofrimento do personagem Lester ao dizer que em menos de uma ano estará morto, porém não sabe disso, mas que de certa forma já estava morto, ou seja, demonstrando estar em um estado de grande apatia e desanimo. Até mesmo sua esposa Carolyn que se entrega totalmente ao emprego por ver o marido como um fracassado. Sua filha Jane passa a ter um sentimento de revolta por sentir que o pai não lhe dá atenção.

Lester acaba que conhecendo Ângela amiga de sua filha e logo começa ater sonhos eróticos com ela pois vive uma vida monótona e vê Ângela como saída de sua vida chata. Por outro lado Carolyn sua esposa passa a ter um relacionamento extra conjugal com o seu concorrente de vendas Buddy para fugir de sua vida de aparências.

Lester muda radicalmente sua vida ao conhecer seu vizinho Ricky que também sofre com o pai Coronel Frank pois o mesmo o controla.

Através desse filme podemos compreender como a sociedade impõe estereótipos e preconceitos sobre o indivíduo, e como o mesmo acaba que por aprisionar seus desejos e vontades para manter esses padrões sociais desistindo muitas vezes de ser feliz.

Lester o personagem principal sofre bastante para manter uma vida de aparências por seguir padrões estabelecidos pela sociedade até que ele compreende e quebra o ciclo vicioso em que está inserido a partir daí passa a ter autonomia sobre sua vida não se importando com o que as pessoas iriam pensar.

Ao analisarmos a parte em que Ricky vizinho de Lester apanha do pai e é expulso de casa apenas pelo fato de dizer que é gay podemos compreender como o preconceito fica em evidencia no filme demonstrado assim como ainda vivemos em uma sociedade moderna porém cheias de rótulos e preconceitos.

A atitude de Lester ao abandonar sua vida cheia de rótulos e assim ser livre para escolher o que deseja nos faz refletir sobre qual é a nossa posição diante dos padrões estabelecidos pela sociedade cheios de preconceitos e estereótipos que estamos a todo momento rodeados.

É necessário que nós como futuros profissionais de Psicologia tenhamos uma postura diferente, ou seja, um olhar desconstruído para o outro diante de alguns pré-conceitos estabelecidos pela sociedade, livre de julgamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com