TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme Beleza Americana

Por:   •  11/4/2016  •  Resenha  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha: Beleza Americana

Anna Paula de Campos Almeida RA00160094

O filme Beleza Americana, longa metragem de 1999, aborda minuciosamente a rotina de um homem do estereótipo tido como comum na sociedade. Um homem de meia idade, com um emprego estável, marido fiel e pai de uma adolescente com questões inerentes á idade.

Lester Burham sente-se fadigado com a sua vida pacata, onde deve sempre obediência a sua esposa Carolyn, com quem sustenta um casamento infeliz e aguenta pacientemente os dramas e as rebeldias de sua filha Jane, tudo muda quando em uma apresentação na escola de sua filha, Lester se depara com a colega de escola da garota, Angela, jovem atraente e que desperta o desejo de muitos homens no geral, inclusive em Lester, de forma avassaladora.

O Sr. Burham se vê então disposto a mudar radicalmente seus hábitos, sua maneira de agir e até a sua imagem, até então com o objetivo de conquistar a garota anos mais jovem. É quando ele muda seu comportamento com a esposa, não mais suportando a submissão, impõe limites a sua filha adolescente e começa a adotar atitudes de cunho sempre egoísta, como pedir demissão de seu emprego sem medir maiores consequências,  mudando completamente a dinâmica da família.

Paralelamente, Carolyn se envolve extraconjugalmente com um empresário bem sucedido do ramo imobiliário, que também é sua área de atuação profissional, porém, a esposa de de Lester não é bem sucedida profissionalmente e se sente perdidamente atraída pela posição do empresário com quem se envolve. Enquanto isso, a filha do casal, Jane, também estabelece um relacionamento com o vizinho da família, Ricky, garoto sensível e filho de pai militar extremamente rígido e cheio de preconceitos, principalmente no que se refere a homossexualidade e ao uso de drogas, e aqui o contraponto é que Ricky na verdade fornece maconha para o uso recreativo de Lester, que a usa como relaxamento e diversão em meio a sua transformação profunda.

No panorama geral, Beleza Americana aborda principalmente a questão da aparência na sociedade. A forma com que a imagem de cada um precisa ser passada. Lester é o único personagem que decide viver a sua verdade, assume que tem um casamento infeliz, inclusive não se importando com a infidelidade da esposa, que não se sente feliz com o próprio corpo, que tem uma atração irremediável pela amiga de sua filha, que usa uma substância psicoativa para fugir de sua realidade, ou seja, que não quer ser a pessoa que é, ou a imagem que passa e por isso faz de tudo para alterá-la. Em contra partida, sua esposa Carolyn finge estar satisfeita com a sua vida profissional em decadência, finge ter um casamento feliz e ter total controle da situação em sua casa. Jane, a filha adolescente do casal, encobre com rebeldia e rispidez a falta que sente de uma maior atenção no ambiente familiar, sua amiga Angela, objeto de desejo de Lester, é na verdade uma garota virgem no colegial, o que segundo ela, seria o completo oposto da imagem criada para impressionar os colegas, e por fim, Ricky, o garoto que mora ao lado da família Burnham, tem que passar para o pai rígido e para a mãe em condição mental complicada uma imagem de garoto exemplar após já ter sido mandado para um hospital psiquiátrico por se envolver em uma briga, quando na verdade é um traficante de drogas, que passa a maior parte do tempo tentando capturar a beleza do mundo com sua câmera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com