TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA XIII EMENDA AMERICANA

Por:   •  1/12/2016  •  Dissertação  •  2.055 Palavras (9 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA – RIO GRANDE/RS

CURSO DIREITO – 8º SEMESTRE

 TURMA: C

DIREITO PROCESSUAL PENAL

Prof.: CLÁUDIA PEIXOTO

RESENHA XIII EMENDA EUA

LEANDRO PAVÃO DE OLIVEIRA – RA 7062542701

RIO GRANDE, 08 DE NOVEMBRO DE 2016.

XIII EMENDA DOS EUA

         O filme trata, da escravidão americana e a população carcerária nos EUA, começa dando informações que 5% da população mundial e 25% dos detentos do mundo, ou seja, um a cada quatro seres humanos do mundo estão nas prisões americanas, tendo a maior taxa de encarcerados do mundo num total de 2.500.000 de presidiários. Alerta também que somos nós nos dias de hoje produtos dos nossos antepassados brancos ou pretos.

        A XIII EMENDA, torna-se inconstitucional sermos escravos, e determina a liberdade a todos americanos, o problema e as brechas que são interpretadas na lei de maneiras equivocadas e para colocar muitos inocentes atrás das grades no momento que o estado acha que alguém cometeu um crime isto pode ser a condenação desta pessoa pelo resto de sua vida, digo em todos os sentidos condenação por privação de sua liberdade, convívio social, reintegração na sociedade.

        Com o fim da escravidão achou se que tudo melhoraria para a população negra, só que a economia era mantida com os trabalhos escravos, trabalhos estes forçados, sendo assim a economia sulista teve uma severa perda econômica. Então como reconstruir e economia? Após a guerra civil que aconteceu entre 12 de abril de 1861 a  9 de maio de 1865 , muitos afros americanos foram presos em massa. Eram presos por crimes insignificantes como: ociosidade, vadiagem, a desculpa era que os negros estavam fora de controle, e que existiam ameaças a mulheres brancas.

        Os cinemas com intuito de criminalizar ainda mais os homens negros principalmente, fizeram filmes que tinha esta característica de pré julgar, como “ O Nascimento de uma Nação”  Rodado em 1914, filme sobre a Guerra Civil dos EUA é polêmico ainda hoje. Longa-metragem é um marco da história do cinema mundial e interpreta a criação da Ku Klux Klan como a verdadeira vitória do conflito que matou mais de 600 mil americanos. Sucesso de público – atraiu assustadores 1 milhão de espectadores num tempo em que assistir a filmes era considerado luxo; e marco na história do cinema mundial por suas inovações técnicas e narrativas, O nascimento de uma nação foi, no entanto, alvo de polêmicas: tanto na época em que foi lançado, quanto nas décadas seguintes. O motivo? A interpretação racista sobre a Guerra de Secessão norte-americana (1861-1865), perceptível desde a representação dos negros na telona (na verdade, atores brancos pintados de preto) à conclusão do que seria de fato o nascimento dos EUA enquanto nação: a formação da Ku Klux Klan. Foi um filme do jeito que os brancos queriam que os negros foste vistos com a imagem de homens negros estuprando mulheres brancas.

        Na politica de 1924 a maioria dos delegados dos estados americanos eram da Ku Klux Klan, um menino negro foi acusado de prestar atenção de mais na esposa branca de um famoso na época e acabou dias depois sendo assassinado. Nesta época aprovaram lei que colocaram os negros como cidadão de 2ºclasse, não queriam colocar crianças de cores diferentes na mesma escola com a desculpa que no futuro as etnias brancas e  negras acabariam.

        Os movimentos ativistas começaram a sair pelas  ruas, depois de tantas barbáries, onde diziam em seus cartazes: - “ A escravidão acabou em dezembro de 1865”, e  reivindicando seus direitos civis mas a criminalidade e as taxas. só aumentavam.

Em 1970 foi a época dos encarceramentos em massa já em 1970 a população presidiária era de 352.292 .isto sobre a regência do Presidente Nixon onde destacava -se em seu mandato a frase “ Lei e Ordem”, ou seja ninguém acima da lei mas abaixo da lei, podemos dizer assim. Com isso o crime toma o lugar das  de raça, seu objetivo era guerra total contra as drogas, se alguém fosse pego com algumas gramas de maconha seria presos e muitos acabaram sendo privados de sua liberdade por este motivo. Com Nixon no poder os Republicanos trouxeram para o poder os brancos do sul, a campanha de Nixon de 1968 baseava-se no entanto de retirar o máximo das ruas a população negra e encarcerar. Houve em 1980 o aumento considerável da população presidiária chegando ao montante de 513.980.

        Já em 1982 no governo Ronald Reagan, tinha como objetivo mais uma vez a guerra contra as drogas inclui sua esposa nesta campanha com a frase “ APENAS DIGA NÃO”, nesta época em meados dos anos 80 a droga Crack entrou em uso, pelo seu preço baixo, a população mais carente começou a consumir, sendo estes os Afros Americanos, já a população mais rica consumia a cocaína na qual tinha um preço alto.  Mas a proporção para ser preso não era nem um pouco igual, quem era flagrado com 30 gramas de crack era preso por 3 kg de cocaína . Com isso literalmente homens negros foram afastados de suas famílias.

        A guerra contra as drogas  foram na realidade uma guerra contra os negros, mulatos e latinos

        Em 1985 a população presidiária era de 759.000, quando se ligava a TV, só se via em noticiário policiais negros algemados sendo preso, com isto passava-se um sentimento a população, se ele está preso estou mais seguro na rua onde eu moro. Eram usadas palavras como “ SUPER PREDADOR” para amedrontar mais a população inclusive comunidades negras começaram a concordar que o que estava sendo feito era o correto.

        O presidente BUSH em sua campanha tinha o objetivo de acabar com os crimes e seria rigoroso neste combate. Sem usar a palavra Afro Americano em suas a campanha prometia o controle do crime no país. Sobre os estupros onde homens negros eram diariamente acusados, está história na realidade foi invertida, os estupros eram maiores entre homens brancos com mulheres negras,

        Nos anos 90 a população presidiária já chegava a 1.179.000. Bill Clinton , tenta entender o que é governar como democrata, institui em seu governo que pessoas com 03 crimes violentos o chamado strikes seria condenado a prisão perpétua, fazendo com que pessoas na qual tinha delitos leves fossem soltos pois as prisões não suportariam tantos presidiários, umas dos relatos que chama atenção é que nesta época 95% dos promotores dos EUA eram brancos, acabaram  com a liberdade condicional no projeto de lei de Bill Clinton. Ele foi o responsável pela expansão em massa dos sistemas presidiários num calculo absurdo de 30 bilhões de dólares e a contratação de  100.000 policiais para patrulhar as ruas, ocorreu então a explosão da população carceraria que claramente era voltada para negros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (262.6 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com