TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revisão Psicopatologia

Por:   •  7/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.864 Palavras (8 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 8

REVISÃO 1º. BIMESTRE – PSICOPATOLOGIA ESPECIAL – 2020 – Prof. Eduardo Bilbao.

  1. No contexto da Neuroses, explique o conceito de sintoma egossintônico e dê um exemplo através de um caso clínico.

Egossintônico: quando o indivíduo não tem conhecimento dos seus sentimentos, valores, comportamentos, a pessoa convive com o sintoma, acostumou-se a ele, sofre e desconhece o porquê. Por exemplo, uma pessoa com transtorno de personalidade narcisista tem uma auto relação excessivamente positiva, e rejeita sugestões que desafiam este ponto de vista.

  1. No contexto da Neuroses, explique o conceito de sintoma egodistônico e dê um exemplo através de um caso clínico.

Egodistônico: O paciente percebe os sintomas e sabe que está sofrendo, refere-se a pensamentos e comportamentos que estão em conflito com a autoimagem ideal de uma pessoa. Transtorno obsessivo-compulsivo é considerado egodistônico, já que os pensamentos e compulsões experimentados ou expressos não são consistentes com a auto percepção do indivíduo, ou seja, o paciente percebe que as obsessões são irracionais, e muitas vezes é afligido por suas obsessões.

  1. Explique com suas palavras as seguintes frases:

Sujeitos neuróticos são aqueles que apresentam algum grau de sofrimento

e desadaptação em algum aspecto de sua vida.

Embora o sofrimento possa alcançar graus elevados,

os sujeitos neuróticos conservam um grau razoável de integração do self.

Os pacientes portadores de estruturas neuróticas caracterizam-se pelo fato de apresentarem algum grau de sofrimento e de desadaptação em alguma, ou mais de uma, área importante de sua vida, como por exemplo, no âmbito sexual, familiar, profissional ou social, também é evidente o seu particular e permanentemente predominante estado mental de bem ou mal- estar consigo próprio. No entanto, apesar de que o sofrimento e prejuízo, em alguns casos, possa alcança níveis de gravidade, os indivíduos neuróticos sempre conservam uma razoável integração do self, pois apresentam uma boa capacidade de juízo crítico e de adaptação à realidade, além do fato de que os mecanismos defensivos utilizados pelo ego não são tão primitivos como, por exemplo, aqueles presentes nos estados psicóticos.

  1. De acordo com Zimmerman, quais são os 5 quadros clínicos tipicamente neuróticos?

      Neurose de angústia, histeria, neurose obsessivo compulsiva, fobia, depressão

  1.  Escolha 2 deles e escreva de 3 a 5 linhas sobre cada um.

Fobias: síndromes fóbicas caracterizam-se por medos intensos e irracionais, referentes a situações, objetos, animais, que não oferecem perigo real, podem ser elas agorafobia, fobia social, fobias especificas.

Neurose obsessivo compulsiva: ela é composta por alguns estados, os traços obsessivos em uma pessoa normal, ou como traços acompanhantes de uma neurose mista, uma psicose, perversão, também o caráter marcadamente obsessivo, e a neurose obsessivo-compulsiva. A neurose obsessiva, pelo contrário, implica um grau de sofrimento, a si próprio e aos demais, e também em algum prejuízo no seu funcionamento na vida familiar e social.

Histeria: manifestações clínicas tanto referentes ao corpo quanto a mente e ao comportamento, os sintomas podem ser divididos em dois grupos: dissociativos (espécie de rompimento com a consciência, causando desmaios) e conversivos (manifestações físicas dos conflitos psíquicos, ex: perda da fala, tremores, espasmos)

  1.  Explique como entende a frase: “A neurose aponta para uma estruturação da subjetividade expressiva de conflitos intrapsíquicos e conflitos interpessoais”.  

As neuroses são transtornos que surgem por conta de conflitos intrapsíquicos que inibem e perturbam as condutas sociais, elas perturbam o equilíbrio interior da pessoa e cria uma mudança em seu sistema de realidade.

  1. Explique a diferença entre Traços fóbicos de personalidade e Transtorno Fóbico.

Os traços fóbicos são compostos por uma timidez exagerada, ansiedade elevada, não é um transtorno pois não sugere um comprometimento na qualidade de vida da pessoa como o transtorno fóbico, que pode causar uma paralisia ou constrangimento dependendo da situação.

  1. Defina Fobia Social e Agorafobia e diferencie ambos conceitos.

Fobia social: transtorno de ansiedade intensa, se preocupar em excesso, medo de falar em público, ex: ao falar em público, trava, pois acha que farão comentários maldosos ou zombar. Também apresentam ritmo cardíaco acelerado, náusea e sudorese.

Agorafobia: um dos transtornos de ansiedade mais comuns, medo e reclusão, medo de lugares aberto, de muitas pessoas, acaba ficando preso em casa.

  1.  Dê 4 exemplos de Fobias Específicas, identificando o objeto fobígeno em cada uma.

Aracnofobia: medo de aranhas

Aerofobia: medo de avião

Zoofobia: medo de animais em geral

Claustrofobia: medo de lugares fechados

Tenatofobia: medo da morte.

Acrofobia: medo de altura.

  1. Descreva os componentes ideacional ou obsessivo e ritualístico ou compulsivo do TOC.

As síndromes obsessivas se caracterizam por ideias ou pensamentos que surgem de forma insistente e recorrente na consciência, elas são vivenciadas com angústia e como algo que invade a consciência. São comportamentos e rituais como lavar as mãos, tomar vários banhos, bater na madeira três vezes, atos mentais como repetir palavras mentalmente. Esse transtorno se relaciona com a ansiedade e tem sintomas comuns como obsessão por simetria e limpeza.

  1. Dê 4 exemplos de comportamentos compulsivos.

Morder os lábios até se machucar, limpar a casa compulsivamente, checar se a porta está trancada, arrumar objetos simetricamente ou sempre de um mesmo jeito.

  1.  Explique o mecanismo psíquico chamado Somatização.

É a presença de sintomas físicos que sugerem uma condição médica geral a partir de uma alteração no estado emocional, podendo causar dores de cabeça, resfriados frequentes, asma, gastrite, dores no corpo. Quando vivenciamos muito os sentimentos de raiva, culpa, medo, estresse e não sabemos lidar com eles, acabamos entrando no processo de somatização, nosso organismo acaba entrando em colapso, o sistema psíquico avisa o sistema neurológico que algo está errado, dai, repassa ao sistema imunológico que finalmente comunica ao sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com