TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Zona de Desenvolvimento Proximal

Por:   •  7/11/2019  •  Resenha  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

Psicologia da Educação

ZDP (Zona de desenvolvimento Proximal)

Uma criança de seis anos está descobrindo a leitura de algumas sílabas e palavras. Sua tia procura diversas formas de ajudar nesse descobrimento, começando através da descoberta dos sons de cada sílaba, ou seja, ela fala e ele precisa adivinhar as letras e vice-versa. A brincadeira começa a se tornar divertida e a criança quer escrever as sílabas.

A cozinha acaba virando uma sala de aula, onde a magia acontece todos os dias. A tia começa com a sílaba BO, e logo a criança fala: “a tia essa é fácil, é bola” e a tia rebate: “mas pode ser bolo, boca, boneca, botina um monte de palavras” e com a curiosidade aguçada a criança quer saber o porquê de ser vária palavras.

O aprendiz da leitura quer logo é escrever todas a palavras possíveis. Com papel e caneta na mão ela escreve sílaba por sílaba, e começa a montar várias, deixando a criança fascinada. E logo em seguida é a vez da criança escrever as sílabas.

Após a brincadeira a criança disse para a tia, que logo vai estar lendo tudo e que vai contar na escolinha, que já sabe ler: BOLA, BOLO, BALA, DOCE, CASA, PATO, SAPO e várias outras palavras.

A situação em retratada a cima, nos mostra algo do cotidiano de muitas pessoas. Com base nessa situação e em diversas outras foi criado um conceito chamado de Zona de desenvolvimento Proximal.

        Um conceito usado na psicologia sociocultural e que foi criado por Vygotsky, na década de 1920. A zona de desenvolvimento proximal pode ser conhecida também como ZDP, e ela descreve a distância entre a capacidade das crianças de resolver sozinha ou com a ajuda de outras pessoas, o seu desenvolvimento.

        Olhando de fora esse comportamento pode ser associado da seguinte forma: Uma criança que aprende a ler sozinha possui um desenvolvimento real, já a criança que é auxiliada por alguém, seu desenvolvimento é potencial. Assim a distância entre esses dois aprendizados, podemos chamar de ZDP.

        Se formos analisar a situação da tia e do sobrinho, podemos observar que ele possui um desenvolvimento potencial. Onde sua tia o auxilia no aprendizado da leitura. Nessa situação podemos colocar a tia como a mediadora entre o conhecimento e a criança. Assim como essa situação várias outras ocorrem em nosso dia a dia.

        Muitos acreditam que o conhecimento e aprendizado nas escolas é padronizado. No entanto devemos sempre nos atentar as necessidades de cada aluno em si. Quando estudo sobre a ZDP, posso observar claramente essa necessidade de cada um.

        Quando conseguimos descobrir essa real distância do conhecimento, é a hora de se preparar e saber como agir, lidando assim com o tempo de cada criança. E não só em sala de aula, mas também na vida. Tudo tem um tempo certo para acontecer.

                 

Referências Bibliográficas

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/zona-de-desenvolvimento-proximal

Fundamentos da Educação

TICs na Educação

A evolução da mente humana sempre foi algo que chamou muito a atenção de toda a população. E como estamos sempre em constante evolução, sempre estamos criando algo novo funcional ou não. Diante de tanta criação a informação surgiu a TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), um terno para falarmos de tudo que há de inovador no mundo, para se comunicar e aprender.

A educação brasileira não podia ficar de fora dessa e também vem usando cada vez mais as TICs a seu favor. A UNESCO por exemplo acredita que seja a melhor forma de acesso à educação para todas as pessoas do mundo, mas infelizmente ainda há uma grande parte da população que não tem acesso a essas tecnologias.

No Brasil ainda não é toda a população que tem acesso as TICs, exemplos disso são regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos. No entanto precisamos melhor a forma de usa-las, capacitando cada vez mais profissionais através dela. Podendo começar com a inclusão dela em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (436.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com