TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A aprendizagem do aluno com TDAH

Por:   •  15/7/2015  •  Artigo  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 2

A aprendizagem do aluno com TDAH.

Hemilio Hortolani Boldrin*

Uma educação para todos e integradora é almejada por muitos professores engajados nesta causa. Atuar neste contexto é complexo, devido ao fato de termos leis que garantem todo o atendimento a todas as crianças, sem exclusão, e projetos de leis que tramitam lentamente no Congresso que atrasam a solução de problemas do cotidiano escolar.

Todavia, os alunos portadores de TDAH (Transtorno com Déficit de Atenção/Hiperatividade) não estão amparados por uma lei que determinam o atendimento especial.

O projeto de Lei 7081/2010, que tem por objetivo instituir, no âmbito da educação básica, a obrigatoriedade da manutenção de programa de diagnóstico e tratamento do TDAH e da Dislexia. Assim como, assegurar aos alunos com TDAH e Dislexia acesso aos recursos didáticos adequados ao desenvolvimento de sua aprendizagem, e que os sistemas de ensino garantam aos professores formação própria sobre a identificação e abordagem pedagógica.

O aluno com TDAH é também, um aluno com necessidades especiais e a inércia de alguns professores diante deste contexto é inadmissível. O aprendizado do aluno com TDAH não pode ser penalizado. O professor é substancial para levar o aluno com TDAH a uma aprendizagem significativa na sua vida.

O professor deve ter conhecimento de que os alunos portadores de TDAH não possuem problemas de aprendizagem e sim dificuldade de se adaptarem a um determinado sistema educacional.

É comprovado que a capacidade de aprendizado é idêntica a uma criança normal e são bastante criativas. O transtorno está ligado à desatenção, agitação (ou hiperatividade) e a impulsividade.

Portanto, é inviável assegurar a criança portadora de TDAH, um aprendizado de qualidade e significativo, sem materiais e ambiente apropriados para explorá-los e a qualificação do profissional da educação, o professor. E é fato, educação sem professor é impossível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com