TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS REDES SOCIAIS VIRTUAIS E SUA INFLUÊNCIA NAS RELAÇÕES SOCIAIS

Por:   •  25/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.510 Palavras (11 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNISBA

Faculdade de Psicologia

L. V. O

Matrícula:

As redes sociais virtuais e sua influência nas relações sociais

Salvador

2020


AS REDES SOCIAIS VIRTUAIS E SUA INFLUÊNCIA NAS RELAÇÕES SOCIAIS

L. V. O

RESUMO

Com o avanço tecnológico, o compartilhamento de informações e conteúdos por meio de sites na internet, vem crescendo nas últimas décadas. Em uma sociedade globalizada e altamente conectada, a presença e influência das redes sociais virtuais assume um importante papel. Enquanto ferramenta de comunicação e informação, as redes sociais virtuais possibilitam a construção de vínculos afetivos e de realidades diversas. Nesse sentido, o presente trabalho, objetivou abordar como o sujeito, imerso nas redes sociais virtuais, é influenciado e influência pelos diversos laços que emergem das relações virtualizadas. Para isso, foi feito um levantamento de literatura, de base qualitativa. Por intermédio do estudo, percebeu-se que a priorização de relacionamentos virtuais tem influenciado o ser humano e as relações sociais, contribuindo para a existência de vínculos humanos mais frágeis e efêmeros e para o aprisionamento da vida na esfera virtualizada.

Palavras-chave: Redes Sociais; Redes Virtuais; Vínculos Afetivos

ABSTRACT

With technological advances, the sharing of information and content through websites has been growing in recent decades. In a globalized and highly connected society, the presence and influence of virtual social networks play an important role. As a communication and information tool, virtual social networks enable the construction of affective bonds and diverse realities. In this sense, the present work aims to address how the subject, immersed in virtual social networks, is influenced and influenced by the various bonds that emerge from virtualized relationships. For this, a qualitative survey of the literature was carried out. Through the study, it was realized that the prioritization of virtual relationships influenced human beings and social relationships, contributing to the existence of more fragile and ephemeral human bonds and to the prison of life in the virtualized sphere.

Keywords: Social Networks; Virtual Networks; Affective Links

INTRODUÇÃO

A presença e influência das redes sociais digitais, vem crescendo de modo expressivo no Brasil e no mundo, nas últimas décadas. Enquanto ferramenta de comunicação e informação, as redes sociais possibilitam a construção virtual de realidades que, para muitas pessoas, é mais atraente do que a vida real.  O uso exagerado das redes sociais pode favorecer o distanciamento social e levar a uma ilusão de vida perfeita.

Nesse cenário, o erro, a falha e o fracasso não encontram lugar. A priorização dos relacionamentos virtuais tem influenciado o ser humano e as relações sociais, contribuindo para a existência de vínculos humanos mais frágeis e efêmeros, e para aprisionamento da vida na esfera da virtualizada. Nessa linha, aponta Bauman (2004, p.2):

A palavra “rede” sugere momentos nos quais “se está em contato” intercalados por períodos de movimentação a esmo. Nela, as conexões são estabelecidas e cortadas por escolha. A hipótese de um relacionamento “indesejável, mas impossível de romper” é o que torna “relacionar-se a coisa mais traiçoeira que se possa imaginar”. Mas uma “conexão indesejável” é um paradoxo. As conexões podem ser rompidas, e o são, muito antes que se comece a detestá-las.

A sedução por uma vida isenta de imperfeiçoes e fracassos, que é protagonizada pelas redes virtuais tem aprisionado o olhar nas telas digitais. Cada vez mais pessoas buscam estar conectadas a redes sociais, porém, um outro tipo de solidão ameaça: a virtualização que obriga as pessoas de esconderem atrás das redes sociais, como alerta Assis.

BAUMAN (2004); RABELO (2015); SANTOS et al. (2014) advertem sobre as fragilidades dos vínculos humanos na Era de relacionamentos “líquidos”; as armadilhas e ilusões do mundo virtual, bem como das possiblidades de laços fortes emergirem das redes sociais.

2. Redes sociais

As redes sociais são inerentes a vida em sociedade. De certo, o ser humano sempre compartilhou interesses comuns, de natureza e formas diversas. Um bom exemplo, são as cartas e mensagens telegrafadas enviadas a longas distâncias, no passado.

Segundo Tomaél, (2007, p. 93) “as redes sociais constituem uma das estratégias subjacentes utilizadas pela sociedade para o compartilhamento [...]” e, acrescenta: “a própria natureza humana nos liga a outras pessoas e estrutura a sociedade em rede” (p.93). Já nos tempos modernos, as redes sociais virtuais permitem a conexão entre pessoas, instantaneamente.  

2.1.1 Redes sociais virtuais – algumas definições

Uma rede social virtual, como explica Recuero (2009, p.69) “[...] é sempre um conjunto de atores e suas relações”. Ampliando essa ideia, Santos & Santos consideram as redes sociais digitais “[...] como um meio de possibilidades, estabelecido a partir dos elementos virtuais e das relações entre os indivíduos usuários”, bem como,

No substrato socioespacial em que se conjugam, num mesmo direcionamento, mídia e tecnologias de informação e comunicação configurando, em grande medida, o aumento das redes sociais digitais que se tornam cada dia mais latentes na cultura e sociedade contemporâneas (SANTOS; SANTOS, 2014, p.310).

De acordo com o Dicionário Infopédia, redes sociais “são o conjunto de relações entre pessoas ou organizações que partilham interesses, conhecimentos e valores comuns, por meio da internet”. Apresentando um conceito mais amplo, Regina Marteleto (2001, p.72), define redes socais como um conjunto de participantes “[...] autônomos, unindo ideias e recursos em torno de valores e interesses compartilhados” Já para Aguiar (2008, p.2), redes sociais, consistem na inter-relação de pessoas, “estejam elas interagindo em causa própria, em defesa de outrem ou em nome de uma organização, mediadas ou não por sistemas informatizados”. Além disso, as interações acontecem num espaço virtual “onde uma rede de computadores conecta um grupo (rede) de pessoas, que estabelecem interação, comunicação e relações, as mais diversas” (RABELO, 2015, p.175). Portanto, de acordo com Torres (2009) apud Santos & Santos (2014, p.310) as redes sociais virtuais se caracterizam como “[...] sites na internet que permitem a criação e o compartilhamento de informações e conteúdos pelas pessoas e para as pessoas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (146.4 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com