TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Livro Pinóquio às Avessas Em: ABORDAGEM TRADICIONAL

Por:   •  6/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do livro Pinóquio às Avessas em: ABORDAGEM TRADICIONAL

Resumidamente a abordagem tradicional trata-se de uma relação A  P, em que P (professor) transmite o conhecimento e A(aluno) apenas ouve, sem muita interação entre ambos. Nesse caso o professor acredita que o aluno é uma tábula rasa, não só em seu nascimento, mas como também em todo novo conteúdo.

A abordagem tradicional, como o próprio nome diz, é a mais comum dentre as instituições de ensino, onde o professor passa toda a sua grade de matérias e o aluno precisa adquirir (ou decorar), para passar no exame final, que é mais caracterizado por provas que vão avaliar o quanto o aluno “aprendeu”, tendo que exatamente colocar como o professor colocou para ele.

O livro de Rubem Alves “Pinóquio às Avessas” exemplifica perfeitamente a abordagem tradicional, em que os pais de Felipe desde pequeno já colocavam para ele que aprenderia tudo na escola, que poderia tirar todas as suas dúvidas, e se não fosse bem nela, se transformaria em um “burro”. Ao atingir uma idade adequada, Felipe é encaminhado à escola, e logo teve sua primeira decepção, quando a professora se negou a responder uma pergunta sua, dizendo que não é ele quem escolhe o que aprender, e sim o governo. Logo veio sua segunda decepção: a caminho da escola Felipe, que era amante de pássaros, observou um pássaro azul, ao chegar na escola perguntou qual o nome do tal pássaro e a professora lhe respondeu que não era hora nem lugar para aquela pergunta. Felipe ficou confuso, pois seus pais sempre disseram que ele poderia sanar suas dúvidas na escola. Com o tempo Felipe cresceu, perdeu sua criatividade e como gostava muito de pássaros, se tornou especialista em frangos. Nunca foi realmente feliz, até saber o nome de seu favorito pássaro azul.

Como vemos no resumo, Felipe teve um ensino através da abordagem tradicional, onde não houve espaço para que ele se expressasse, ou tirasse realmente suas dúvidas. A abordagem tradicional se trata disso, onde o professor é o soberano e o aluno um mero aprendiz. Onde o papel do professor é passar sua grade e o aluno ouvir, em silêncio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com