TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Contribuições

Por:   •  10/10/2019  •  Resenha  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

Stefanny costa neves, Jullany C. Prudentes da Silva, Vitória Cristina de Souza Dalbello  

Individuo, cultura e sociedade relacionado as contribuições da psicologia japonesa para a psicologia mundial

        O principal ponto que podemos correlacionar do tema com a matéria é sobre a cultura japonesa, sobre a definição de cultura é possível dizer que Sua etimologia vem do latim culturae, que significa “ato de plantar e cultivar”. Dentro do contexto acadêmico podemos ressaltar ou até mesmo dar ênfase ao plantar e cultivar atitudes, comportamentos e posturas.

Em cultura, individuo e sociedade, foi nos ensinado que o individuo é um fruto do meio em que vive e ao qual foi educado, ou seja, ele é aquilo que fizeram dele.

“O homem é um animal que depende de interação para receber afeto, cuidados e até mesmo para se manter vivo. Somos animais sociais, pois o fato de ouvir, tocar, sentir, ver o outro fazem parte da nossa natureza social. O ser humano precisa se relacionar com os outros por diversos motivos: por necessidade de se comunicar, de aprender, de ensinar, de dizer que ama o seu próximo, de exigir melhores condições de vida, bem como de melhorar o seu ambiente externo, de expressar seus desejos e vontades .Essas relações que vão se efetivando entre indivíduos e indivíduos, indivíduos e grupos, grupos e grupos, indivíduo e organização, organização-organização, surgem por meio de necessidades específicas, identificadas por cada um, de acordo com seu interesse. Vivemos em diversos grupos (familiares, de vizinho, de amigos, de trabalho) nos quais interagimos e crescemos. Os mais diversos grupos sociais influenciam na vida do indivíduo. O indivíduo tem, para si, claras as características que o diferencia dos demais, como seus fatores biológicos, seu corpo físico, seus traços, sua psiquê que envolve emoções, sentimentos, volições, temperamento. Todavia, o indivíduo, como objeto de estudo da psicologia social e da sociologia, é considerado, segundo Ramos (2003, p. 238), da seguinte maneira: indivíduo dentro dos seus padrões sociais, vive em sociedade, como membro do grupo, como “pessoa”, como “socius”. A própria consciência da sua individualidade, ele a adquire como membro do grupo social, visto que é determinada pelas relações entre o “eu” e os “outros”, entre o grupo interno e o grupo externo. Entende-se por grupos internos o grupo de família, da escola. São os grupos de igualdade de atitudes, de opiniões. Já os grupos externos correspondem a grupos no qual não pertencemos, como por exemplo, as famílias que passam nas ruas, que encontramos em clubes sociais e esportivos etc. Então, quando estudamos sobre o indivíduo, percebemos a forma como ele organiza o seu pensamento, seu comportamento. Assim, iremos concluir que essa construção e organização ocorrem, a partir do contato que tem com o outro. Por isso, temos a necessidade de estudar não só o indivíduo enquanto ser social, mas este influenciado por padrões culturais diante da sociedade em que vive, pois a cultura fornece regras específicas. Assim, para compreendermos o indivíduo e a sociedade, precisamos entender a cultura à qual pertencemos.”

Como citado pela revista de serviços social da UNITINS, precisamos entender dessa maneira a cultura a qual o individuo pertence para que entendamos à sua maneira de agir e de se portar diante da sociedade e no contexto analisado diante da sua própria educação e dos seus docentes.

Com isso é possível afirmar que a maior contribuição ou possível contribuição da cultura educacional japonesa para a psicologia mundial com relação ao indivíduo, a cultura e a sociedade e a forma como as hierarquias são respeitadas e as figuras de supra autoridade são colocadas como importantes e extremamente relevantes, existe no Japão uma cultura de hierarquia não somente dentro das escolas e universidades mais também na sociedade como um todo, o ancião portador de maior sabedoria e conhecimento é considerado ao extremo e é extremamente relevante nas decisões como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com