TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Contribuições Da Família Para O Desenvolvimento Da Criança Na Educação Infantil

Por:   •  5/5/2020  •  Resenha  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE PSICOLOGIA

MODELO DE FICHAMENTO

Aluno: Gabrielly Alves Rocha

R.A.: N653566

Semestre: 01/2020

Turno:manhã

Professor: Grisiele da Silva

Texto:

RIBEIRO, NV & BÉSSIA, JF de. As contribuições da família para o desenvolvimento da criança na educação infantil. Disponível em: <http://www.faacz.com.br/portal/conteudo/iniciacao_cientifica/programa_de_iniciacao_cientifica/2015/anais/as_contribuicoes_da_familia_para_o_desenvolvimento_da_crianca.pdf> Acesso em: 27 de Março de 2020.

Síntese

        O artigo científico em questão trata das contribuições da família para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil, de modo que NV Ribeiro e JF Béssia ressaltam o quanto o papel da família se torna crucial para a inserção da criança no ambiente escolar e na sociedade. Tem como foco principal citar ações que ao serem desenvolvidas na família tendem a facilitar o aprendizado da criança enquanto na escola, de forma que essas esferas devem se tornar aliadas na formação da criança. O mesmo traz informações de como a deficiência na observação da família perante a criança pode ‘prejudicar’ essa no futuro, independentemente da formação familiar em que essa está inserida.  

Principais ideias

        A família e a escola são instituições independentes, e não por isso suas atuações no que tange ao desenvolvimento da criança devem ocorrer separadas, tendo como base que a família é a primeira esfera do ciclo social em que a criança está presente, esta tem o dever de educar informalmente a criança com normas, valores, hábitos que são necessários para a convivência em sociedade. O artigo julga a família como principal unidade básica de desenvolvimento, e para que essa tenha sucesso em seu papel é necessário que o ambiente seja acolhedor e doador de respeito, afeto, que tenham gestos de cuidado uns com os outros, solidariedade e compaixão pois crianças são observadoras e tendem a imitar os pais em muitos quesitos, logo, se essa criança não teve um vínculo afetivo saudável seja entre mãe/pai-criança ou mãe-pai essa pode adquirir traumas ou simplesmente copiar seus comportamos, podendo tornar-se uma criança com mau comportamento, baixa autoestima, violência e ter problemas com a socialização.

             Já o primeiro contato com a sociedade é a escola, onde essa tem o papel de desenvolver na criança suas capacidades físicas, afetivas e mentais, é nessa etapa que a criança tem o maior desenvolvimento cognitivo. O ambiente da escola também tem o papel de ensinar a criança a convivência com outras pessoas que não seus familiares, de modo que a criança também tenha que lidar com normas e regras nessa esfera. Por isso o trabalho em conjunto da escola e da família é tão essencial para a formação de caráter ético nas crianças, visto que se as duas trabalharem para a construção de algo maior a criança será mais capaz de lidar com situações pela qual passará em diferentes ambientes num futuro não tão distante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com