TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Contribuições Da Psicologia Para Aprendizagem Escolar

Por:   •  27/8/2017  •  Resenha  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Campina Grande

Centro de Formação de Professores

Campus de Cajazeiras/PB

Curso de Licenciatura em Química

Disciplina de Psicologia da Educação

Equipe: Gleiciana Martins Garrido

          Jaiane Soares

          Messias Oliveira Silva

Produção Textual

Contribuições Da Psicologia Para Aprendizagem Escolar

        Garantir a todos um conjunto básico comum de conhecimentos e habilidades indispensáveis ao cidadão é uma meta em que as escola de hoje em dia enfrentam problemas para alcançar, tendo em vista que a diversificação da sua clientela tem se multiplicado pela democratização do ensino. É preciso considerar as experiências de vida e as características psicológicas e socioculturais dos alunos e buscar adequá-las no seu processo de aprendizagem. Para isso é importante que os educadores tenham bastante conhecimento sobre esse processo, daí compreendemos a relevância teórica dos estudos psicológicos para a área da educação.

        A psicologia investiga as modificações que ocorrem nos processos envolvidos na relação do indivíduo com o mundo, analisando os seus mecanismos básicos. Para a educação importam os conhecimentos advindos da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. A Psicologia do Desenvolvimento auxilia a Pedagogia com a organização das condições para a aprendizagem infantil, de modo que se possa ativar na criança processos internos de desenvolvimento. A Psicologia da Aprendizagem mostra como a interação entre professor e alunos, e entre os alunos, é possível a aquisição do saber e da cultura acumulados.

        A aprendizagem começa desde do nascimento, desde do primeiro contato com o mundo e com os outros. Portanto a tarefa de ensinar não está encubado apenas ao professor, mas também por meio dos familiares, amigos, dos meio de comunicação de massa e das experiências cotidianas. Mas a escola é a responsável por criar uma consciência crítica, aprimorar e enriquecer seus conhecimentos de forma mais sistemática. Existe então uma intenção de organizar situações que propiciam o aprimoramento dos processos de pensamentos e da própria capacidade de aprender do aluno, buscando auxilio no conjunto dos conhecimentos psicológicos, pois com eles o educador estará apto para planejar sua ação.

        No geral, a Psicologia busca aprimorar os vários métodos de ensino já existentes e, fazer com que, professores juntos aos alunos, adotem uma conduta cotidiana que seja pautada por uma didática que se apoie nos conhecimentos psicológicos ao invés da imitação de modelos fornecidos por antigos professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com