TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões de Psicologia e Desenvolvimento Humano

Por:   •  30/4/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

EXAME FINAL – PSICOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO

PROFESSORA LÍVIA GONÇALVES

RESPONDA ÀS QUESTÕES ABAIXO

Valor: 10,0 pontos

  1. Em visita domiciliar a uma família que tem um bebê de seis meses, o agente comunitário de saúde encontra uma adolescente, Ana Maria, de 16 anos, conversando com a mãe do bebê, Carla, sobre suas dúvidas com relação à gravidez.

Ana Maria está grávida de três meses e mudou-se para esta comunidade há um mês. Ana Maria morava anteriormente com os pais e cinco irmãos numa cidade próxima. Após a descoberta da gravidez, ela e Maurício, seu namorado de 18 anos, decidiram se casar. Depois do casamento, os dois resolveram mudar-se para esta localidade, porque Maurício encontrou trabalho como ajudante de cozinha. Ana Maria acabou tendo que abandonar a escola onde já cursava a segunda série do segundo grau. Ela está preocupada com as mudanças corporais que estão ocorrendo. O agente comunitário, além de prestar atendimento a Carla e seu bebê, orienta Ana Maria quanto à necessidade de iniciar o pré-natal o mais rápido possível na Unidade Básica de Saúde.

  1. Quais são os fatores de risco para uma gravidez na adolescência? E qual fator de proteção você identifica no caso da Ana Maria?

São diversos os fatores de risco para uma gravidez na adolescência, cumprindo ressaltar o aumento das chances do nascimento de um bebê prematuro e com cromossomopatias (doenças genéticas), além do aumento das chances de surgirem doenças que podem levar a fatalidade da própria gestante, como eclampsia (aumento da pressão arterial materna), anemia e complicações obstétricas, pois o corpo nessa idade ainda está se desenvolvendo e a gravidez na adolescência geralmente não é planejada, o que torna o feto suscetível a medicamentos e qualquer substância possivelmente tóxica ingerida pela mãe, visto que, frequentemente, mães adolescentes não descobrem a gravidez em estágio inicial.

No caso em tela, Ana Maria possui como fator de proteção as fontes de apoio individuais, institucionais e comunitárias disponíveis, como exemplo a sua vizinha Carla, que prestou suporte esclarecendo suas dúvidas e, principalmente, o auxílio do Agente Comunitário de

Saúde, que lhe prestou atendimento e suporte quanto a necessidade de iniciar o pré-natal rapidamente.

  1. Que orientações e esclarecimentos você daria para Ana Maria nesta oportunidade?

Inicialmente, cumpre ressaltar que é essencial uma assistência pré-natal adequada para garantir a saúde tanto física quanto psíquica das adolescentes gestantes. As orientações e esclarecimentos que eu prestaria seriam no sentido de orientá-la sobre os aspectos da gravidez, avaliando e prestando suporte a mesma quanto aos seus medos, anseios e as suas possibilidades, com a devida atenção ao fato da adolescente estar em período de crescimento biopsicossocial, razão pela qual se faz necessário uma atenção redobrada para que, no campo de atuação psicológico, sejam minimizados os riscos e os danos à gestante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (103.7 Kb)   docx (51.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com