TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Teoricos de Rogers

Por:   •  20/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo :

Dentro dos conceitos criados por Rogers a não diretividade, pode-se considerar como o primeiro postulado da teoria de Rogers que posteriormente evoluiu para Abordagem Centrada na Pessoa. A definição de não diretividade, segundo Rogers, é tido pelo acreditar que "o indivíduo tem dentro de si amplos recursos para auto compreensão, para alterar seu autoconceito, suas atitudes e seu comportamento autodirigido" ( Rogers, 1989: 16).

Nessa logica a Não Diretividade é o acreditar que o cliente pode em toda sua instancia tomar as rédeas, se entender enquanto pessoa, portanto vir a ser o que se é tomando para si seu próprio insight.

Outro conceito postulado por Rogers é a aceitação positiva incondicional que nada mais é que essa atitude assertiva no potencial interno humano, derivando do principal conceito proposto por Rogers a Tendência Atualizante. Sendo assim a aceitação incondicional é caracterizada pela aceitação a pessoa tal como ela é, sem fazer nenhum juízos de valor ou críticas.

Nessa logica existem mais dois conceitos que norteiam as obras desse autor que é a Congruência e a Empatia, sendo que a primeira indica o estado de coerência e de autenticidade de uma pessoa, em que pode ser entendido segundo sua teoria como a capacidade de aceitar seus sentimentos, as atitudes, as experiências, de se ser o que realmente se é, e, portanto se tornando um processo de aceitação de si mesmo, a pessoa que deseja ser, e simultaneamente, capaz de aceitar os outros.

O segundo conceito o da Empatia diz respeito á tentar entender a problemática do outro através dele, pondo-me assim no seu lugar, e
colocando-me no seu próprio ponto de vista, é portando aceitando-o. A minha compreensão do outro e a minha aceitação é que vai permitir-lhe este se modificar-se.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (296.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com