TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE JEAN PIAGET

Por:   •  29/3/2019  •  Resenha  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2
  • Jean Piaget (1896-1980)

De acordo com a teoria cognitivista do psicólogo, biólogo e epistemólogo suíço, Jean Piaget, o desenvolvimento parte do princípio em que, o ser humano quando criança experimenta e vivencia diversos aspectos dentro do mundo que está inserido, e com isso, faz com que essa interação conceda novos conhecimentos para si, de maneira que suas experiências anteriores se adequem às novas idéias. Em vista disso, este conceito do desenvolvimento cognitivo, trata-se da renovação de uma mentalidade, onde a sua evolução tem como base o traquejo ambiental e a maturação biológica do indivíduo.

A teoria proposta por Piaget diz que, a criança passa por quatro estágios divergentes durante o seu desenvolvimento:

- 1º Estágio: Sensório-motor (0 a 2 anos): que é quando o bebê tem seus “primeiros momentos”, onde ele tem as primeiras representações e objetos. Essa etapa vem antes da linguagem.

- 2º Estágio: Pré-operatório (2 a 7 anos): onde começa a linguagem e a socialização, a comunicação nessa fase está começando a se desenvolver. Ela se caracteriza pelo entendimento de símbolos e nessas idades, a criança ainda não é capaz de se colocar no lugar dos outros.

- 3º Estágio: Operações concretas (7 a 11/12 anos): A lógica em processos mentais começam a surgir e a habilidade de enxergas as diferenças e semelhanças dos objetos e situações. Além disso, a criança começa a ter o conceito de tempo e números.

- 4º Estágio: Operações formais (A partir de 11/12 anos): essa frase marca a entrada adulta. O adolescente passa a ter domínio do pensamento lógico e dedutivo, onde ele passa por experimentações mentais.

Com relação ao caso, destacamos dois períodos no qual o menino Salim apresentou comportamentos distintos do esperado, são eles: pré-operatório e operações concretas

O período pré-operatório foca mais na linguagem e a socialização, então vemos que, na situação-problema, Salim tem certa dificuldade de pronunciar e escrever com as letras “p com q” e “b e d”. Além disso, nessa etapa é falada que nessas idades, a criança não consegue se colocar no lugar dos outros, que também é um dos obstáculos do menino, já que o Salim é uma criança autoritária.

Já o período das operações concretas, é citado que a criança começa a ter o conceito de números, porém o garoto manifesta problemas em matemática, principalmente em multiplicação e divisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com