TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento social

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento cognitivo e social em crianças de 4 meses a 1 ano

Primeiras três áreas de desenvolvimento infantil: motor cognitivo e emocional. Essas três áreas interligam-se, influenciam-se e acontecem simultaneamente.

Contudo, em determinados momentos, uma área pode ter mais protagonismo que as outras, sem deixar de coabitar, a toda hora, de noite ou de dia. E, em cada uma delas, pais, bebes e genética tem o seu papel. Se algum desses aspectos tiver em desequilíbrio haverá a dificuldade de aprendizagem.

Desenvolvimento motor (físico)

É a fase de crescimento e desenvolvimento do bebê. A criança vai progredindo e começa a se coordenar em ações mais complexas: coordena a sucção com a visão (olha para oque suga), depois o olhar é o pegar (olha e pega), logo em seguida começa a desenvolver movimentos sozinhos, descobrir objetos, sentar sem suporte, fica de pé e finalmente anda sem ajuda.

Do 4° ao 6° mês, o bebê já levanta a cabeça e a mantém equilibrado, chora quando percebe que está sozinho e reconhece voz procurando por ela, morde e chupa tudo que vê pela frente e logo depois pode começar a comer a papinha.

Do 7° a 12° meses (1 ano): já esta pronto para engatinhar, aparecem os primeiros dentes, batem palmas e dar tchau, fica de pé encostando-se nas paredes até começar a andar com ajuda.

Desenvolvimento cognitivo

Nesta fase o bebê desenvolve inteligência através dos sentidos e das ações. Ele caminha das atividades reflexas inatas, (respostas que trás pronta para reagir ao ambiente), o domínio do ambiente pelo bebê ocorre através do chamado processo de assimilação e pelo processo de acomodação.

Desenvolvimento social

Com o processo superação, individualização, a criança ganha um senso de existência inteiramente separada.

A criança já evoluiu muito até esse momento (já aprendeu a andar, discriminar familiares de estranhos e aprimorou a linguagem). Muito de sua interação com o ambiente tem o caráter de oposição, aquilo que lhe é pedido em varias situações de sua vida diária.

Referencia bibliográfica

http://www.plenamente.com.br/desenvolvimento-humano.php

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com