TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DE GESTÃO ESCOLA NA APRENDIZAGEM

Por:   •  20/3/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

DESENVOLVIMENTO        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        11

INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende compreender a atuação do gestor da unidade escolar frente a aprendizagem dos discentes. Analisando a prática democrática adotada pelas escolas. A gestão escolar tem na aplicação a execução de planos de trabalho que entendam as necessidades das aprendizagens de uma comunidade, bem como, na elaboração de tais planos que devem ser construídos a partir das análises de realidades estudadas por seus atores. Aplicar princípios e estratégias essências para ampliar a eficácia dos processos dentro da instituição e, assim, promover uma consistente melhoria do ensino ofertado aos estudantes. Requer mais que boa vontade, demanda formação e estudos por parte dos gestores que devem conhecer o saber fazer dos processos de ensino aprendizagem. Driblando assim empecilhos que possam surgir como: escassez de recursos, burocratização desses recursos e rotina diária. Além é claro da manutenção e garantia que haja no ambiente escolar a parceria corresponsável com o principal ator do processo de ensino- O professor que o gestor dessa micro comunidade “sala de aula". Para que o gestor contribua para uma escola de qualidade é na verdade uma nuance de um de tantos fatores que contribuem e compõem uma escola de qualidade. Uma escola que além de colaborar para a formação de cidadãos críticos. O fato da escola ser um elemento de grande importância na formação das comunidades torna o desenvolvimento das atribuições do gestor um componente crucial, é necessário que possua tendência crítico – social, com visão empreendido, para que a escola esteja acompanhando as inovações, conciliando o conhecimento técnico a arte de disseminar ideias de bons relacionamentos interpessoais, sobretudo sendo ético e democrático. O gestor precisa fornecer condições nas práticas pedagógicas para que seja assegurado aos alunos a sua aprendizagem e isto envolve o Projeto Político- Pedagógico com todas as suas características e Autonomia Escolar de acordo com suas dimensões básicas articuladas. Assim o gestor há de pensar que todos os atores da comunidade escolar ensinam e aprendem. E cabe a ele possibilitar espaços e práticas atitudinais para que esta aprendizagem aconteça a estas ações precisam estar descritas de forma clara e coesa dentro do coletivo.

         

DESENVOLVIMENTO

1º PARTE – PRODUÇÃO DE TEXTO

Para responder essa pergunta, através das leituras observamos que a escola está há muito tempo em pleno desenvolvimento sistemático para o educando. Isso porque a sociedade está em constantes transformações. Desta forma precisamos buscar maneiras para que o processo educativo seja prazeroso e desafiador. Desta forma, refletimos sobre como esse processo vem acontecendo e quais os resultados alcançados até aqui, e o que é possível ser feito para obter melhores resultados. Contudo, conseguimos construir um aprendizado/resposta sobre qual a função social da escola! E vimos que ela tem um papel crucial como instituição alfabetizadora: por exemplo: o desenvolvimento físico; cognitivo e afetivo aos alunos. Indo mais a fundo, a função social da escola está contextualizada em manuais educativos feito pelo estado através de longas conquistas no passar tempo, como planos de ensino; diretrizes; e reconhecimentos de culturas locais. Cabe ressaltar, a importância do ensino aprendizagem dos conhecimentos dos conteúdos como; conhecimentos a serem ensinados aos alunos; habilidades que são desenvolvidas dentro de sala de aula; procedimentos; atitudes e valores adquiridos na escola como instituição socializadora. Isto de maneira contextual desenvolve os alunos de tal forma a se tornarem pessoas cidadãs próspera e socializada perante a sociedade.

O papel do gestor é fundamental e decisiva para que se tenha efetividade e sucesso na qualidade de ensino da escola, lembrando que o gestor também pode ser responsável pelo fracasso escolar. Este ou aquele pode ser alcançado com a maneira como ele conduz sua gestão em suas ações educacionais. O foco é que irá influenciar suas práticas pedagógicas determinando o sucesso ou fracasso da escola. É imprescindível ter clareza em seu plano de trabalho do Projeto pedagógico-curricular a qual irá nortear o rumo da escola indo ao encontro às reais necessidades da escola, objetivando por sanar problemas como: falta de professores, o cumprimento de horário e atitudes que possa assegurar seriedade entre outros. Desta forma, uma escola que tem um gestor participativo a qual busca solucionar os conflitos e alinhar professores e alunos aos objetivos a serem conquistados, teremos um futuro de pessoas probas e prósperas. Contudo, a sociedades pode se movimentar e ajudar de forma participativa, a conquistar um mundo com pessoas capazes de superar a si mesmo, criando e mudando uma realidade um tanto não aceitável, para um ambiente feliz e criativo. Perfazendo seres mais humanos e justos.

O aluno contemporâneo e muito diferente dos atuais pois são mais atualizados nas redes sociais e trata de alunos que contém uma facilidade maior a redes digitais que anteriormente não tinha a mesma facilidade e nem mesmo o costume da pratica assim os alunos contemporâneo são alunos que contém um avanço tecnológica e costumes atuais via internet no conforto de sua casa.

No entanto as propostas para o aluno contemporâneo são de forma aonde o professor elabore atividades aonde o aluno coloque em pratica a mão na massa para que assim consiga atingir o máximo de desenvolvimento e saindo da sua zono de conforto construindo novos conhecimentos de forma fácil e pratica assim o aluno consegui atingir um maior desenvolvimento pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (206.8 Kb)   docx (81.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com