TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reinventando a Escola com Aprendizagem Significativa

Por:   •  21/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.704 Palavras (11 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 11

GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

                                                                               

FABIO NUNES DOS SANTOS

     REINVENTANDO A ESCOLA COM APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

 SÃO PAULO

2019


GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

FABIO NUNES DOS SANTOS

        

  REINVENTANDO A ESCOLA COM APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

[pic 1]

                                             

         SÃO PAULO

2019

REINVENTANDO A ESCOLA COM APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autor[1] Fabio Nunes dos Santos

Declaro que sou autor (a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). “Deixar este texto no trabalho”.

RESUMO- O objetivo deste trabalho é descrever propostas para reinventar a escola com a aprendizagem significativa, respeitando os conhecimentos prévios do aluno e produzindo atividades que dialoguem a com a sua realidade, seu contexto. Primar pelo humano, pela ética, pela equidade, proporcionar oportunidades para todos. Este tema se justifica na mediada em que os conhecimentos prévios são importantes para as aprendizagens, e mais, a escola tem que ser reconstruída, se tornar interessante, atrativa, pois os tempos mudaram o mundo é outro, cheio de transformações frenéticas em constante evolução, não se pode continuar com a escola do giz branco e da lousa preta, mas devem-se integrar as tecnologias de pesquisa e a comunicação em tempo real. O Poder Público tem que estar preparado para oferecer o acesso á internet, para que o aluno se torne competitivo no mundo globalizado. Para tanto, conta-se com respaldo de autores consagrados no assunto, numa revisão de literatura, além de artigos científicos no Scielo e Google Acadêmico e revistas especializadas em sites confiáveis pela internet.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem Significativa. Reinventar. Inovar

ABSTRACT - The objective of this work is to describe a proposal to reinvent the school with meaningful learning, respecting the student's prior knowledge and producing activities that dialogue with their reality, their context. Primarily for the human, for the ethics, for the equity, to provide opportunities for all. This theme is justified in that previous knowledge is important for learning, and more, the school has to be rebuilt, become interesting, attractive because times have changed the world is another, full of frenetic transformations in constant evolution, you cannot go on with the white chalk and blackboard school, but you must integrate real-time research and communication technologies. The Public Power must be prepared to offer access to the Internet, so that the student becomes competitive in the globalized world. To do so, rely on the support of authors on the subject, a review of literature, scientific articles in Scielo and Google Scholar and specialized magazines on sites trusted by the internet.

KEY WORDS: Significant Learning. Reinvent. Innovate


  1. INTRODUÇÃO

O propósito do presente trabalho é descrever propostas para reinventar a escola com a aprendizagem significativa, respeitando os conhecimentos prévios dos alunos e produzindo atividades que dialoguem a com a sua realidade, seu contexto. Primar pelo humano, pela ética, pela equidade, proporcionar oportunidades de educação para todos.

Este tema foi escolhido por ser atual, mas apesar de ser muito discutido e explorado, na prática, não tem apresentado resultados, haja vista a escola contemporânea ter produzido muita evasão e desinteresse, fatores que tem prejudicado a formação das crianças brasileiras.

 Diante deste fato, como tornar a escola interessante, inovadora, que desperte a curiosidade dos educandos, fazendo com os mesmos sintam que o que esta sendo desenvolvido nela, repercutirá para seu futuro, podendo ser praticado na vida, na sociedade em que vive?

   A escola precisa ser reinventada, ressignificada, se aproximar da sociedade, acompanhar a evolução, deixar de ser frequentada apenas por obrigação, mas motivar, estimular o conhecimento, ser aproveitável.

. O Poder Público tem que estar preparado para oferecer o acesso á internet, para que o aluno se torne competitivo no mundo globalizado, preparar melhor seus professores, gestores, mediadores, coordenadores e valorizá-los.

O objetivo geral deste artigo é descrever propostas para reinventar a escola com aprendizagem significativa, os objetivos específicos correspondem a: enfatizar o aluno como centro da escola e não o conteúdo; descrever o despreparo dos professores e também sua desvalorização e apontar como o uso das tecnologias como apoio da remodelagem do ensino-aprendizagem.

Este tema se justifica na mediada em que os conhecimentos prévios são importantes para as aprendizagens, e mais, a escola tem que ser reconstruída, se tornar interessante, atrativa, pois os tempos mudaram o mundo é outro, cheio de transformações frenéticas em constante evolução, não se pode continuar com a escola do giz branco e da lousa preta, mas devem-se integrar as tecnologias de pesquisa e a comunicação em tempo real, fazendo assim com que o cidadão se torne competitivo no mundo globalizado...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (250.2 Kb)   docx (162 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com