TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estilos de Liderança

Por:   •  17/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Estilos de Liderança

O estilo de liderança é condicionado pelas reações e comportamentos humanos, onde assim poderemos saber qual é o tipo de líder mais indicado para cada grupo, mas é imprescindível que seja situacional, flexível e adaptado para os resultados que se pretende. O principal objetivo pretendido deve contar com as etapas do estilo autocrático, democrático e liberal, levando-se em conta o receptor, auto-estima e afetividade (respeito ao liderar ). O estilo deve ser situacional visando ao aprimoramento contínuo de todo o ambiente de trabalho.

Autocrático - O líder autocrata não promove a participação efetiva da equipe nos projetos, ele decide os objetivos do grupo, enxergando neles concorrentes, e não, colaboradores, limitando-se a distribuir tarefas e supervisioná-las, mas, como não valoriza as competências, os conhecimentos e os resultados dos subordinados, acaba criando um ambiente de trabalho no qual os profissionais são cobrados excessivamente. Isso causa certo desconforto e limita o desempenho do grupo. É uma forma de incentivar a competição entre os funcionários, visando sempre à produtividade.  É mais conhecido como um chefe do que um líder.

Democrático - O líder democrático permite que todos os liderados participem das decisões importantes do grupo e aceita idéias, críticas e sugestões são importantes para aperfeiçoamento dos projetos, da equipe e da organização como um todo. Essa abertura de espaço para diálogos favorece altos indicies de motivação do grupo, sendo assim, o líder democrático precisa ter inteligência para encontrar o equilíbrio e não perder o controle, o foco e a objetividade, para então estabelecer um ambiente harmônico e produtivo na empresa.

Liberal - Dá aos colaboradores liberdade na execução de projetos, que indica uma equipe que não necessita de supervisão. Os próprios profissionais ficam responsáveis por gerenciar os resultados de seu trabalho, a participação do líder é mínima. É uma forma de demonstrar confiança na capacidade dos colaboradores. No entanto, o líder liberal precisa estar atento para que não haja desentendimento entre os colaboradores e com isso prejudique a empresa.

Situacional - É um tipo de liderança que pode mudar de acordo com a  variação das situações apresentadas, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, conduzindo de forma efetiva seus colaboradores para que reajam positivamente, dêem o seu melhor e alcancem os resultados esperados. É bastante utilizado em grandes empresas por possuírem muitos perfis e setores diferentes.

Referencia:

www.ibccoaching.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com