TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias de Avaliação: Perspectivas em psicologia clinica

Por:   •  13/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

Curso: Psicologia

Supervisão de Psicodiagnóstico

Cunha, J.A. Estratégias de Avaliação: Perspectivas em psicologia clinica. IN: CUNHA, J.A. Psicodiagnóstico V. 5ª ed. Revisada e ampliada. Porto Alegre: Artmed, 2000

Os testes psicológicos são de uso exclusivo do psicólogo, sendo assim uma de suas ferramentas de avaliação, o psicólogo é visto por uma parte da população como aquele que faz aplicação de teste sendo uma imagem que se tem dês do momento que passaram a utilizar esta ferramenta como no processo de avaliação, e por muito tempo era chamado de testólogo.

Os primeiros testes começaram a surgir entre o fim do século XIX e o inicio do século XX, hoje o profissional da psicologia tem com os testes psicológicos uma de suas ferramentas de trabalho, sendo um complemento na avaliação psicológica, o psicólogo possui uma variedade de recursos á serem utilizados no processo de psicodiagnóstico e a utilização de testes torna-se importante na avaliação do individuo dês que se tenha um proposito clinico para avaliação.

Com o surgimento da psicanalise, da área comportamental, e logo em seguida da cognitiva comportamental cada abordagem ou linha acabaram definindo uma estratégia de avaliação e aos poucos foram percebendo a importância da aplicação de teste e a utilização de técnicas projetivas.

Na avaliação psicológica podem ser utilizado diversos tipos de testagem tais como psicométricos, qualitativos e inteligência podendo ser aplicado individualmente ou em grupos e conforme o passar dos anos houveram transformações tanto nas classificações de doenças causando um certo impacto no processo de avaliação refletindo nos modelos teórico, terapêuticas e de psicodiagnósticos levando assim a um progresso em todas as sub áreas relacionadas.

O profissional da psicologia também deve atentar a importância em relação à validação dos testes, escalas e inventários, pois estes instrumentos devem se passar em tempo por

uma revisão se adequando a população a qual vai ser destinado. Podemos perceber quanto às técnicas projetivas e psicométricos são importantes no processo de avaliação, mas sempre devemos buscar ferramentas de avaliação mais sofisticadas.

Percebo o quanto é importante sempre se atualizar, buscar congressos e eventos para estar se reciclando no que se refere não somente no processo de psicodiagnóstico, mas em todas as áreas relacionadas à psicologia, a importância de se ter um objetivo no processo de avaliação cada vez que se utiliza uma ferramenta para estar ajudando no psicodiagnóstico de um individuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com