TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: Farmácias Similares

Por:   •  30/5/2019  •  Resenha  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

                        MBA EM MACAÉ RJ

                        PSICOFARMACOLOGIA

           Fichamento de Estudo de Caso

        Ângela Ap. de Oliveira

Trabalho da disciplina Psicofarmacologia

Tutor: Prof. Simão Pedro Fernandes Pereira

Macaé Rj

2018

Estudo de Caso: Farmácias Similares:

Saúde Pública e Privada para a Base da Pirâmide no México

REFERENCIA:

CHU, Michael; GARCIA-CUELLAR, Regina. Farmácias Similares: Saúde publica e privada para a base da pirâmide no México. Ver. Harvard Business Scholl, 311. Pg 3, abril 2011.

https://www.socialprotection.org/gimi/gess/RessourcePDF.action;jsessionid=nX_VMhE S5SxpKfCRZ6rpwLNAPu7ZQN4Aq3iSmEBa5NOAc51SD-Xe!533421577?id=9475> Acesso em 14. Dez. 2018

  • Considerando que durante o trabalho das pesquisas focadas nas atividades dos setores de baixa renda da população, cuja responsabilidade é de ordem publica faz-se necessário identificar quais são as condições de retorno financeiro desse setor. Uma vez que o papel do estado é garantir acesso gratuito ao serviço de saúde para toda a população carente e também para os indigentes ao passo que fornece de forma ampla o seguro social, condições de serviço de saúde para a população de assalariado.
  • Durante esse tempo o governo do México incluiu pela primeira vez um ministro para tratar da administração publica de saúde, realizando uma mudança radical em sua estrutura.
  •  Os autores descrevem o impacto que uma rede de Farmácias Similares totalmente voltadas para os seguimentos de baixa renda causou no sistema publico de saúde no México. Após a reforma do sistema de saúde do ano 2003 foi criado um programa voluntario para tratar a saúde da população não segurada o do sistema atual.
  •  As famílias de baixa renda eram isentadas do pagamento, porem para isso tinha algumas normas a ser seguidas. Para os autores o maior incentivo para que as famílias mais pobres e alguns que faziam parte da comunidade rural de baixa renda de todos os estados do país se inscrevessem no (SP) Seguro Popular seria para pagar menos pelos medicamentos através das coberturas oferecidas no plano de medicamentos de alta qualidade.  
  • O criador das Farmácias Similares tinha como meta a venda de medicamentos de baixo custo, que causou uma grande revolução nas indústrias farmacêuticas mexicanas, e expandiu-se muito rápido para as grandes cidades do México.
  • As Farmácias do Dr. Simi como ficaram conhecidas eram diferentes das farmácias convencionais, ao lado de cada loja os clientes tinham acesso às clinicas médicas, laboratórios e cuidado durante 24 horas e preços que eram acessíveis a toda famílias. Pelos relatos dos autores é possível entender as razões pelas quais o Senhor Vitor Gonzales Torres, alcançou o sucesso e o bom retorno financeiro de sua empresa.
  •  “As farmácias Simi fez uma campanha publicitaria com o slogam popular: “lo mismo pero más barato” que se expandiu rapidamente para as maiores cidades do México”. Com o cuidado de manter uma porta sempre aberta ao acesso de toda a clientela de modo que todos pudesse enxergar a loja inteira desde a rua, com produtos a vista de todos.
  • O laboratório foi fundado por seu pai atendendo exclusivamente a necessidade de medicamentos genéricos utilizados no setor de saúde ou fornecidos gratuitamente pelas farmácias publicas.
  • Foi preciso levanta homens como o Dr. Simi com vontade de fazer a diferença, pois assim a população que não eram segurados e viviam em lugares remotos sem acesso ao sistema de saúde público, ao quais eram obrigados a comprar remédios nas farmácias privadas com seus próprios recursos, poderiam ser atendidas.
  • Cresceu de uma forma tamanha que as grandes empresas ficaram preocupadas com a Farmácia Simi, colocando duvida sobre se os produtos da loja eram mesmo de qualidade. Dividindo os medicamentos genéricos em grupo dos que aviam sido aprovados nos testes de qualidade dentro dos princípios ativos dos medicamentos originais para uso humano, e os Similares ou cópias genéticas os quais eram aprovados, mas não tinham sido submetidos aos testes, colocando os produtos da farmácia Simi em duvida perante a lei.
  • Foi aprovada pelo congresso uma lei permitindo a compra dos produtos SGs, somente quando se expirarem as outras marcas. No ano de 2005 uma emenda foi aprovada junto à lei nacional de saúde, que todos os medicamentos genéricos fossem submetidos a teste de (BE) bioequivalência e biodisponibilidade. Nessa época o Dr. Simi conseguiu inverter a situação sendo todos os produtos da Simi submetidos aos testes, e em pouco tempo foram comprovadas a eficácia dos medicamentos, incluindo os artigos de beleza e higiene pessoal.
  • A Farmácia Simi compensava os funcionários com ganhos de porcentagem na venda dos produtos da loja. Os quais foram bem recebidos pela população de tal modo que as farmácias convencionais as quais vendiam produtos de marca passaram a incluir em seu estoque para vendas os medicamentos.
  • Os autores relatam o crescimento da cadeia de lojas e traça o panorama financeiro das Farmácias Simi e examina as razões para o sucesso e projeta uma forma pró dos retornos monetário da empresa.  Através de alguns dados que foram disponibilizados e também por suposições, as quais eram vindas de suas lojas e dos repasses que recebia das franquias com medicamentos, vitaminas e produtos de beleza e higiene pessoal. As Farmácias Simi chagaram a uma média de 155 lojas em 1999 e em seis anos teve um aumento para 2.505 unidades, com vendas variadas em seus produtos, obtendo uma renda liquida de US$64 milhões

Local: Biblioteca da Universidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com