TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Casos

Por:   •  12/4/2021  •  Resenha  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo de casos

Assim, vamos ler no livro Análise do Caráter de Wilhelm Reich os estudos de caso no IV Capítulo, da página 64 `página 86.

Discutir, em grupos de 4 pessoas, as três questões abaixo relacionadas:

1) Tentar identificar a diferença entre a forma de expressão do paciente, dos casos lidos, e o conteúdo verbal,.

No 1º caso, Um caso de sentimentos evidentes de inferioridade, o paciente se expressava de forma suave, monótona e hesitante; chorava manso ao falar, envergonhava-se de suas lágrimas e calava-se por longo tempo; tom da  narração percebia-se grande animosidade em relação à natureza dominadora, fria e antipática do irmão; frases curtas, poucas expressivas.

Tais expressões se relacionam com os conteúdos verbais do paciente que de forma repetida se queixava de que:

"não sentia nada";

"a análise não tinha nenhum efeito sobre ele"

"a análise não lhe fazia nada";

"Não podia influenciá-lo";

"a que é que  levava";

"estava totalmente frio" etc.

Restou claro que o paciente  exigia apenas amor e especialmente reconhecimento e sempre se comportava defensivamente, particularmente em relação a homens de aspecto viril (como seu irmão, segundo o paciente). Transferiu ao analista esse sentimento relacionado ao irmão, o que demonstrava nitidamente a manifestação de uma couraça (defesa narcísica) existente entre a análise e o material oferecido pelo id. E sabe-se que toda resistência é formada por um impulso do id, que é evitado, e por um impulso do ego, que evita. Ambos os impulsos são inconscientes.

Já no caso 2, o paciente apresenta uma forma de expressão diferente. Aparentava um comportamento livre, seguro de si; emoções violentas e com alto grau de encenação no início do tratamento e ridicularizava a análise e o analista. Ele se expressava de forma fria e sua voz era suave e sutilmente irônica. Chorava ao falar da morte da mãe; mas nem o choro nem o praguejar nem qualquer das suas outras emoções indicava sinceridade ou naturalidade. Sempre sorrindo de tudo o que dizia; agressividade presente (uma outra vez, bateu no  braço do analista à despedida.

Tais expressões se relacionam com os conteúdos verbais do paciente que desafiavam/buscavam provocar o analista, como:

“Certo, de acordo com a teoria analítica, lemos aqui de novo o complexo de castração?” após contar o fato da mãe ter-lhe dado uma facada na mão após uma malcriação.

“Nada pode me fazer mal; sou imune a tudo".

pergunta: " o que eu faria se ele me agarrasse pela garganta ?"

“Vai ficar satisfeito, doutor. Ocorreu-me uma coisa engraçada. Na língua de minha mãe, a palavra tijolos’ significa 'testículos de cavalo’. É boa, não é? Veja, é o complexo de castração”. 

Quando o analista chamava à atenção para o caráter resistente do comportamento do paciente, simplesmente ele sorria de novo e repelia, depois de

um período de silêncio, a palavra “resistência” várias vezes, num tom de voz claramente irônico.

Relacionando mais intimamente seu sorriso com o suposto medo infantil. A excitação ao falar da morte da mãe fora certamente verdadeira. Sua relação com a mãe fora ambígua, com certeza ele não só a temera e zombara dela como também a amara.

O conteúdo manifesto dos sonhos do paciente era bastante típico de fantasias simbólicas de castração. A morte da mãe e o sentimento de abandono infantil estavam claramente insinuados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (216.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com