TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio psicologia escolar

Por:   •  9/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.693 Palavras (19 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO

Este trabalho de finalização do Estágio Específico da Psicologia da Educação, teve por objetivo auxiliar a Escola da Prefeitura de Guarulhos Anselmo Duarte, quanto ao problema de relacionamento interpessoal entre alunos e professores.

No primeiro capítulo, como embasamento teórico, o projeto dentro da Instituição de Ensino, foi norteado por diversos autores, sendo os principais: BLEGER; DEL PRETTE e DEL PRETE; MINUCUCCI, entre outros.

No segundo capítulo, como metodologia de trabalho, foram utilizadas 03 dinâmicas específicas correspondentes ao tema escolhido, sendo aplicado entre alunos e professores do Ensino Fundamental da 3ª e 4ª séries.

No terceiro capítulo, está descrito toda a caracterização da Escola, sua estrutura física, quantidade de salas, de funcionários, horário de funcionamento, etc.. Dentro do mesmo capítulo, está denotado toda a demanda escolar, onde é possível ter um olhar crítico da problemática encontrada, onde poderia ter sido a causa trazida pela direção quanto a demanda. Ainda com abordagem do mesmo capítulo, temos, a intervenção, onde está descrito todo o formato de atuação empregado. O tema explorado foi “Aluno X Professor: Comunicação e Relacionamento Interpessoal, qual a importância afinal?”, com ênfase na relação interpessoal entre alunos e professores.

No quarto capítulo, para a coleta de dados, foi utilizado um mapeamento institucional acerca das necessidades e pontos emergenciais da escola, focando a atuação junto aos profissionais que fazem à aprendizagem acontecer, seja de forma direta ou indireta. Além dos professores, a atuação foi focada também para a direção, coordenação, pessoal de apoio, equipe técnica, ou seja, todos aqueles que trabalham na escola, para isso foram utilizados 06 encontros.

No quinto capítulo, a análise de resultados, vieram das observações das atividades, no decorrer do seu andamento. A cada encontro, durante os debates, os participantes pontuavam a dinâmica do grupo, fazendo observações acerca de comportamentos e falas apresentadas durante o projeto.

A inserção da Psicologia na Escola, não só pode servir como um valioso instrumento na compreensão dos processos inseridos no ambiente escolar, como também fornecer um olhar diferenciado diante da diversidade e adversidades encontradas na escola. Possibilitando assim, um duplo benefício: um auxílio às necessidades da escola e um verdadeiro aprendizado ao graduando de Psicologia.

1   REVISÃO DE LITERATURA

O relacionamento interpessoal na escola deve ser um processo contínuo. Para isso, se faz necessário a integração entre docentes e discentes, escola e comunidade no ambiente escolar com atitudes positivas que proporcionem a sensação de bem estar dentro da escola.

Logo o relacionamento interpessoal é peça fundamental para que a educação propicie mecanismos que garantam ao aluno o desenvolvimento do seu potencial, valorizando as habilidades necessárias para o convívio na sociedade.

Se deve articular planos e propostas que visem estimular a aprendizagem em todos os níveis da escola. Para Alves, “[…] a relação do professor com seus alunos é de fundamental importância para a Educação, pois a partir da forma de agir do mestre é que o aprendiz se sentirá mais receptivo à matéria.” (2010).

 Falar a mesma língua, seguir os mesmos ideais e manter o foco na educação é também procurar se relacionar bem com todos os envolvidos. Mediante o exposto apresentado, percebe-se que a escola deve funcionar como um organismo vivo onde as partes trabalham independentes umas das outras e ao mesmo tempo se relacionam e se mantém unidas num único caminho.

A manifestação simultânea de dificuldades comportamentais e escolares amplia a possibilidade de problemas nos contextos social com prejuízo nos relacionamentos interpessoais e interferência no ajustamento social, favorecendo a tendência ao isolamento social, com risco de comportamento anti-social sendo caracterizado pelo desprezo ou transgressão das normas da sociedade, frequentemente associado a um comportamento ilegal.

O relacionamento interpessoal é mais importante que as atividades realizadas individualmente pelos professores da escola. Quando esses profissionais trabalham numa relação harmoniosa é compartilhada por todos, proporcionando um ambiente adequado à realização das atividades.

Minucucci (1978) enfatiza que, muitas pessoas não tem, sucesso nas relações interpessoais simplesmente porque vêem e julgam os outros pelos seus estereótipos, vendo os outros pela cor de seus óculos, pois nós formamos impressões de outras pessoas ao observar suas ações, sua voz, seus gestos e seus modos de se expressar "Por intermédio da percepção social formamos impressões sobre ás pessoas e por meio de nossas experiências com elas. O comportamento (atitudes, condutas) das pessoas é que nos leva a percebê-las e a julgá-las(p-36).

Se tomarmos como ponto de partida as ações desenvolvidas no contexto escolar, podemos perceber que as relações interpessoais são evidenciadas principalmente, a partir da forma como o gestor conduz as ações desenvolvidas dentro da escola, e para tanto é preciso ancorar na visão de LÜCK (2005), onde ela destaca a importância de uma implementação de ações participativas e democráticas na unidade social.

Uma escola gerida de maneira autoritária não contribuirá para a formação de personalidades morais nem para a construção do cidadão que acredita plenamente na democracia. Uma escola com direção autoritária na qual todas as decisões são centralizadas nas mãos de uma única pessoa e cujas regras de convivência e o projeto pedagógico já se encontram predeterminados por valores e crenças preestabelecidos, não permite o diálogo e a sua reorganização constante com base na busca coletiva de novos e melhores caminhos para os desafios cotidianos que se vivencia desde há muito tempo atrás.

Segundo DEL PRETTE; DEL PRETTE, (2001) o convívio social tem se tornado cada vez mais complicado, pois somos indivíduos diferentes uns dos outros tanto na forma quanto no pensamento, agimos e pensamos de forma diferenciada, e por este motivo, no intuito de melhorar a convivência e trabalhar de forma harmoniosa é que devemos aprimorar nossas Relações Interpessoais tentando entender que cada indivíduo é constituído de complexidades e personalidades próprias.

Finalizando, a escola que todos almejam deve estar regulada na lógica de um espaço ideal para a construção de uma sociedade sadia, uma escola democrática com formação para a cidadania. Aquela que tem como bandeira o combate á exclusão social e que possa ao mesmo tempo, trabalhar a relação escola/aluno/ família, possibilitando que a comunidade escolar participe de forma participativa servindo a todos os interesses que envolvam o bom andamento do ensino aprendizagem e do sucesso escolar em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (197.1 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com