TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fases da infancia

Por:   •  3/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.632 Palavras (31 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 31

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo apresentar os  resultados da observação de crianças pertencentes as três fases do desenvolvimento infantil - primeira, segunda e terceira infância, respectivamente - em seus aspectos físicos, perceptuais, cognitivos, linguísticos e psicossociais.

Como ferramenta essencial de compreensão de aspectos e fatores relativos ao desenvolvimento humano, a técnica de observação em ambiente natural se coloca como uma possibilidade de exercício na diferenciação do olhar e da interpretação à luz dos fundamentos científicos que dão base e norte para a compreensão das implicações de cada fase, de cada mudança e de cada especificidade que se agrega e/ou se transforma longo de todo  ciclo vital humano.

A atividade foi desenvolvida por meio da técnica de observação não participante em ambiente natural  - sem interferência  dos observadores -  a partir da descrição dos aspectos relativos ao comportamento infantil. Foram observadas crianças da faixa etária de a 0 a 12 anos em duas instituições escolares com base no critério da homogeneidade socioterritorial (levando em conta a similaridade dos contextos socioeconômicos) e tendo como recorte a participação das crianças em atividades lúdicas promovidas por ambas instituições. Os dados obtidos foram transcritos de maneira fidedigna a partir do registro cursivo dos mesmos  e, posteriormente, submetidos à análise e comparação com a literatura - tendo como foco deste estudo a compreensão téorico-prático dos aspectos observados em locus à luz dos fundamentos da ciência do desenvolvimento humano -  objetivando apreender a dinâmica e as variáveis que envolve o desenvolvimento biopsicossocial das três fases da infância.

2 DAS OBSERVAÇÕES

Com a finalidade de obter dados que nos permita melhor analisar o fenômeno do desenvolvimento infantil em ambiente natural as observações descritas procuraram, dentro dos limites desta proposta, considerar a criança em sua totalidade, ou seja, estabelecendo relações dos aspectos observados com as características do contexto socioinstitucional em que as mesmas encontram-se inseridas, considerando que tais fatores auxiliam nesta leitura científica acerca do universo da criança, pois conforme observa PAPALIA (et. ali) "O desenvolvimento é influenciado pelo contexto histórico e cultural". Cada pessoa se desenvolve em múltiplos contextos - circunstâncias ou condições definidas em parte pela maturação e em parte pelo tempo e lugar (p.23).

Para fins deste estudo, foram observadas cinco crianças entre 2 e 11 anos  tendo como recorte a participação dessas crianças em atividades lúdicas que compõe o eixo das atividades socioeducativas realizadas no Centro de Educação Infantil "Nave Mãe" Profº Pierre Weil e na Escola Estadual de 1º e 2º Grau Profª Hercy Moraes, sendo ambas de natureza pública e situadas na região sudoeste do município de Campinas.

No CEI  Profº Pierre Weil foram observadas crianças pertencentes à Primeira e Segunda Infância que se encontravam na brinquedoteca e no playground da instituição enquanto as crianças pertencentes à Terceira Infância, na Escola Estadual Profª Hercy Moraes, as observações foram realizadas durante uma aula de dança e uma atividade esportiva, respectivamente. As atividades observadas na Escola Estadual Profª Hercy Moraes fazem parte do conjunto de ações realizadas pelo Programa Escola da Família que acontecem todos os domingos em período integral.

Os dados coletados através da observação foram submetidos à comparação conceitual com a literatura referenciada, acerca dos estágio do desenvolvimento  infantil. Como forma de manutenção do sigilo dos sujeitos envolvidos neste estudo e para fins de categorização das informações,  foram atribuídas as letras A, B, C, D e E para cada criança observada atendendo à ordem cronológica das respectivas faixa etária de idade.

        2.1 Dos locais - Caracterização do campo socioinstitucional

As observações das fases da infância realizadas nas duas instituições mencionadas anteriormente tiveram como foco a criança em atividade em meio natural, ou seja, em situações cotidianas que tiveram como elemento comum a ludicidade.

 Para fins de caracterização do contexto socioinstitucional, levantamos algumas informações acerca das instituições e do território em que foram realizadas as observações por meio dos respectivos coordenadores e materiais de apoio (folders, cartazes, cartilhas, materiais didáticos em geral) disponibilizados para consulta.

O fator comum entre as respectivas instituições estão situados em áreas de vulnerabilidade social paralelo a casas e condomínios de alto padrão.

O CEI Profº Pierre Weil é uma escola voltada para a Educação Infantil que atende uma média de  420 crianças entre 0 e 6 anos em ensino regular, distribuídos conforme a relação a seguir:

Educação Infantil - Creche - 7 Horas Ou Mais De Duração

Educação Infantil - Creche - Menos De 7 Horas De Duração

Educação Infantil - Pré-Escola - Menos De 7 Horas De Duração

        O CEI conta com 9 monitores educacionais, 4 pedagogas, uma coordenadora pedagógica e com a direção. O Espaço conta com um amplo parque infantil com brinquedos variados, um pátio coberto, uma brinquedoteca, um refeitório, 12 salas de aula, uma sala de leitura e música, copa, cozinha, lavanderia e sanitários.

A Escola Estadual Profª Hercy Moraes é uma instituição de ensino fundamental e médio que atende cerca de 585 alunos do ensino fundamental e médio nos períodos matutino e vespertino. A equipe técnica conta com duas orientadoras educacionais e uma coordenadora pedagógica, além de diretor e vice-diretor, e os serviços de apoio operacional e secretaria, dispõem de quatro inspetores de alunos, uma bibliotecária, um técnico de manutenção, um porteiro, uma secretária e quatro auxiliares administrativos, além de doze funcionários de limpeza. Todas as classes contam com cerca de quarenta alunos e mesclam crianças provenientes de setores populares, médios e médios intelectualizados, abrangendo um grupo bastante heterogêneo em termos socioeconômicos.

Há doze anos integra o Programa Escola da Família como estratégia de amenização das tensões existentes no âmbito da escola e da comunidade local com atividades voltadas para quatro eixos principais: educação, cultura, saúde e lazer.

O Programa Escola da Família atua com base na intersetorialidade em rede com outras instituições através de contatos realizados por educadores e assistentes sociais da região, objetivando encaminhar as populações a demais serviços que possam proporcionar-lhes melhorias em sua qualidade de vida, resgatar e fortalecer vínculos sociofamiliares, identificar as potencialidades e fragilidades oferecidas no território na perspectiva da protagonização dos sujeitos. É, portanto, uma iniciativa do poder público de caráter essencialmente preventivo e interdisciplinar tendo as relações entre escola e família como o foco principal de discussão entre equipes multiprofissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.9 Kb)   pdf (250.6 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com