TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICANÁLISE E OS PROCESSOS GRUPAIS - VIVÊNCIA

Por:   •  19/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.512 Palavras (11 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa atender o objetivo proposto pela terceira etapa da ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas) Dinâmica dos grupos e relações humanas.

O objetivo proposto é o de elaborar uma resenha dos textos e responder três questões e montar um plano de ação através dos conhecimentos levantados sobre o psicodrama e psicanálise para serem aplicadas a empresa Gestalt S.A. Após a realização das leituras dos textos e discursões em grupo, deve-se identificar o conceito do tema proposto.

Além dos artigos propostos pelo roteiro desta ATPS, serão utilizados outros referenciais teóricos de acordo com a necessidade.

    - ETAPA 03 -

  1.  A PSICANÁLISE E OS PROCESSOS GRUPAIS - VIVÊNCIA.

O que é psicanálise

 

A psicanálise foi desenvolvida por SIGMUND FREUD, formado em medicina em 1881, que inicio sua carreira no Hospital Geral de Viena e teve contato com o neurologista francês Jean Martin Charcot, que lhe mostrou o uso da hipnose e a partir dai começou o interesse e estudo nas doenças psíquicas. Para FREUD a psicanálise é o campo clínico  de investigação teórica da psique humana independente da Psicologia, que tem origem na Medicina.

De acordo com SIGMUND FREUD a Psicanálise é o nome de um procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro modo é um método (baseado nessa investigação) para o tratamento de distúrbios neuróticos, e uma coleção de informações psicológicas obtidas ao longo dessas linhas, e que gradualmente se acumulou numa "nova" disciplina científica.  A essa definição elaborada pelo próprio Freud pode ser acrescentada um tratamento possível da psicose e perversão, considerando o desenvolvimento dessa técnica.

Segundo SIGMUND FREUD, a psicanálise cresceu em um período no qual esse processo nem seria possível e seu objetivo era apenas compreender o que era conhecido como doenças nervosas ‘funcionais’, com vistas a superar a impotência que até então caracterizara seu tratamento médico.

Qual o papel da psicanálise nos tempos modernos

O papel da psicanálise nos tempos moderno é aliviar o sofrimento psíquico dos indivíduos investigando o passado levando em consideração que o ser quando adulto é o reflexo de acontecimentos que viveu e se constrói desde a infância. O mesmo é investigar as doenças psíquicas trazendo a tona o inconsciente do individuo.

De acordo com a atualidade tudo isso que citamos vem das demandas culturais, na qual devemos priorizar o intrapsíquico e ter um olhar mais voltado para o sofrimento individual do ser humano.

Na modernidade de acordo com os teóricos o ser humano não encontra felicidade como gostaria e ao contrario se decepciona e sente desconfortável.

Assim o papel da psicanálise nesse período contemporâneo e se reinventar para atender a demanda atual e o seu papel principal é verificar o vazio do ser.

 A psicanálise se modificou para se adequar as mudanças culturais e hoje não atua mais como na época em que foi criada por Freud. O processo analítico se modificou e hoje já não é como tempos atrás, são mais rápidos e a formações do inconsciente também mudou.

Segundo GILDA VAZ RODRIGUES “na atualidade, as pessoas tem outras formas de satisfação, diferentes de tempos atrás, a mesma cita como exemplo: o individuo ver o terrorismo, do estado islâmico. Tem tanta lama que nota-se que o ser humano ainda é o mesmo. Isso faz a psicanálise se tornar atual, do contrário ela mudaria da mesma forma que a cultura. A psicanálise tem um objetivo muito específico que permanece, o que muda é forma das pessoas lidarem com esse vazio”, que ocorre, na contemporaneidade que seria um vazio que anda muito cheio. “O mundo contemporâneo obturou os intervalos que as pessoas tinham antes da TV, dos celulares, internet, enfim, o vazio que permitia o contato com o mais íntimo de nós mesmos acabou e foi substituído e preenchido pela tecnologia. O tempo de esvaziamento se tornou pequeno. Mesmo assim as pessoas estão insatisfeitas porque o núcleo do ser de cada um é onde o sujeito se encontra consigo mesmo. Daí vem à inspiração para amar, trabalhar e sair do automatismo”, explica a mesma o desafio da psicanálise é justamente oferecer algo que vai na contramão dessa tendência e de tudo que ofereça plenitude ao sujeito. O que a ciência de Freud oferece é um encontro com o vazio para que a pessoa possa lidar consigo mesma e encontrar o seu jeito de satisfação à vida.

E por fim do que diz respeito à importância da psicanálise nos tempos modernos GIDDENS a importância específica da psicanálise “é que ela proporciona um ambiente e uma base de recursos teóricos e conceituais para a criação de uma narrativa reflexivamente ordenada do eu [de acordo com a qual] os indivíduos são capazes em princípio de conduzir o seu passado ‘de acordo’ com as exigências do presente, consolidando um enredo emocional com o qual eles se sentem relativamente satisfeitos” (Giddens, 1992).

 A psicanálise Se encontra no mundo moderno FREUD não ajudou apenas a entender a alma humana; como também caminhou, em nosso tempo, junto a ela e nos oferece uma escuta diferenciada.

Como a psicanálise pode ser utilizada para melhorar a vida das pessoas

A psicanálise pode ser utilizada para melhorar a vida das pessoas quando existe um desprazer e um sofrimento que parece inorgânico, o ser humano, ainda mesmo numa situação confortável com tudo, ainda está insatisfeito e desenvolve doença psicossomática.

Pode ajudar as pessoas a se conhecerem melhor, a lidar com as angustias, a viver bem consigo mesmo e com a coletividade.

Também é importante considerar que a psicanálise pode ajudar na: educação na qual no momento atual temos uma grande produção teórico-clínica suficientemente rica de sustentação da psicanálise em ambiente institucional escolar. E assim, as mesmas  ao caminharem juntas a uma abordagem da criança com dificuldade de aprendizagem, instigam cada vez mais psicanalistas e educadores a refletir nos “impossíveis” de suas práticas, registrando aqui o desejo de que esses profissionais, na busca dos “modos de como fazer”, sejam cada vez mais operativos e assim se pautem na educação para o sujeito e a educação do futuro.  Na formação do psicopedagogo, na psicologia clínica, hospitalar, organizacional há um grande campo que a psicanálise pode atuar ajudando na vida das pessoas em todas as fases da vida o tratamento é efetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (154.7 Kb)   docx (180.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com