TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freud e o Método de Psicoanalise

Por:   •  12/11/2018  •  Artigo  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 6

     Biografia  

Sigismund Schlomo Freud nasceu em 6 de maio de 1856 na Morávia, na Republica Checa. Ingressou na Universidade de Medicina de Viena em 1873, desenvolveu trabalhos experimentais em biologia e fisiologia e recebeu seu título de doutor em 1881.Paralelamente, teve uma formação humanística que influenciou a sua obra e modo como encarava os seres humanos. Porém, devido á sua situação financeira que era desfavorável aos seus estudos teóricos, ingressou no Hospital Geral como assistente clínico. Logo depois foi promovido a médico estagiário ou interno, e trabalhou em vários departamentos do hospital.

De 1885 a 1886, estudou em Paris com o professor Jean Charcot, que recorria á hipnose para tratar a histeria, cujos sintomas são: paralisia, desmaios, alucinações, perda da fala, de memória, cegueira; mas que não tinham origem no sistema nervoso. São estas experiências com seu professor que levam Freud a pôr a hipótese da existência do inconsciente. Esta hipótese é estudada com profundidade com Breuer, que recorria á hipnose como terapia para os sintomas de histeria. Os dois concordaram que a causa das perturbações teria de ser procurada no inconsciente do doente, onde estavam retidas as recordações traumáticas. Da sua pareceria nasceu o livro “Estudos da Histeria “ onde consta uma das experiências de tratamento de uma doente de histeria que em muito contribui tanto para a sua teoria como para o desenvolvimento das suas concepções.

Em 1896, Freud abandona a sua atividade conjunta por não concordar que a hipnose era a cura para a histeria e por Breuer não considerar a interpretação de Freud, de que a histeria era de origem sexual. Assim, sozinho irá desenvolver um conjunto de concepções que vão constituir uma teoria sobre psiquismo humano (que iremos abordar neste trabalho)  e uma  técnica terapêutica.

A sua atividade foi fortemente ameaçada sobretudo quando os Nazis chegaram a Viena, estes preseguiram Freud, até este decidir fugir com a sua filha para Londres , onde morreu  ,em 1939,com cancro  no maxilar.    

       Teoria da psicanalise

Na perspetiva de Freud, a mente humana é constituída por dois conceitos, o consciente- é a parte racional do ser humano que pode ser descoberta por introspeção- e o inconsciente- é definido como uma zona constituída por desejos, pulsões, recordações e tendências fundamentalmente de caráter sexual que são reprimidas pelo consciente e que influenciam o nosso comportamento. Freud apresenta duas interpretações do psiquismo da mente humana, em dois momentos diferentes: a primeira e a segunda tópica.

Na primeira tópica, é apresentada por uma imagem de um iceberg: o consciente corresponde á parte visível, enquanto, o inconsciente corresponde á parte invisível, submersa do iceberg. O inconsciente é uma zona do psiquismo muito maior, por comparação com consciente. Ao consciente é possível aceder através da introspeção. Enquanto o inconsciente, que não é acessível da autoanálise, tendem a tornar se conscientes. Contudo, há uma repressão que impede este acesso às pulsões e desejos inconscientes, recalcando-os. O recalcamento é um mecanismo de defesa que devolve ao inconsciente aquilo que procura ser consciente.

A partir de 1920, Freud apresenta uma nova teoria sobre a estruturação do psiquismo (segunda tópica), que é construído por três instâncias: id, ego e superego.

 Entende - se por id como zona, primitiva, instintiva, a partir da qual se formam o ego e o superego. O id tem um correspondente quase exato na primeira tópica: o inconsciente. Neste não há lugar para a negação, nem o princípio da não-contradição, ignora os juízos de valor , o bem , o mal , a moral. Rege-se , assim, pelo principio do prazer ,que tem como objetivo a realização , a satisfação imediata dos desejos e pulsões. Grande parte deste desejos é de natureza sexual (pulsões sexuais).

O ego é a zona fundamentalmente consciente, que se forma a partir do id. Rege-se pelo principio da realidade, orientando- se por principio lógicos e decidindo quais os desejos e impulsos do id que podem ser realizados. Tem de gerir as pressões que recebe do id e as que recebe do superego . Forma-se durante o primeiro ano de vida .

Superego é a zona do psiquismo que corresponde á interiorização das normas, dos valores sociais e morais . O superego é “o máximo assimilado psicologicamente pelo individuo do que é considerado o lado superior da vida “.Resulta do processo de socialização , da interiorização de modelos como os pais , professores e outros adultos. Pressiona o ego para controlar o id. Este forma-se entre os 3 e os 5 anos.

         Sexualidade

Freud buscou explicar a vida humana, social e individual, recorrendo as tendências sexuais a que chamou de libido. Desta forma, subdividiu as em fases ou estágios psicossexuais definidos por regiões do corpo:

Estádio oral: (decorre do nascimento ate aproximadamente um ano da vida) os bebés obtêm prazer a partir da boca. Assim ao mastigar, mamar, sugar as crianças vivenciam o prazer, para além de se servirem de alimentação. É neste estádio que se forma o ego.

Estádio anal: (aproximadamente do primeiro ao terceiro ano de vida) nesta fase, as crianças obtêm prazer a partir do ânus, ao controlar a sua tensão intestinal, ou seja expulsar as fezes.

Estádio fálico: (dos três aos cinco anos de vida) nesta fase o prazer esta centrado na região genital e caracteriza se, sobretudo pelo despertar, nas crianças, da curiosidade sobre as diferenças sexuais. É também nesta fase que surge o complexo de Édipo, que se caracteriza por atração pelo progenitor do sexo oposto e uma agressividade pelo progenitor do mesmo sexo, conduzindo a criança a desenvolver mecanismos para lidar com estas frustações, o que conduz a formação do superego.

Estádio de latência : (dos 5\6 anos até a puberdade) esta fase é mais tranquila e caracterizada pela ocorrência da amnésia infantil, onde as fantasias e os impulsos sexuais são reprimidos, tornando-se secundários, e o desenvolvimento cognitivo e a assimilação de valores e normas sociais se tornam a atividade principal da criança, dando continuação ao desenvolvimento do ego e superego .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (380.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com