TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentação Teórica sobre Psicoterapia em Grupo

Por:   •  2/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 5

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O trabalho em grupo é essencial para um desenvolvimento coletivo, havia muita demanda da sociedade acerca do trabalho de saúde mental nas comunidades mais necessitadas, foi desenvolvido por Beck um método estrutural que trabalhava a depressão em grupo. Segundo Freitas e Bach (2010) “Beck (1964) desenvolveu a terapia cognitiva para o tratamento da depressão como um método estruturado, de curto prazo, orientado para o presente e dirigido para a resolução de problemas atuais, por meio da modificação do pensamento e do comportamento disfuncional”. A partir do trabalho feito por Beck sobre a TCC e depressão podemos estruturar um tipo de terapia que se adequa mais a demanda do grupo que se vai trabalhar em uma clínica, de acordo com o Beck, A. T. (1976) “Suas teorias e abordagens inovadoras revolucionaram a psicologia clínica, ajudando a compreender e tratar transtornos emocionais como a depressão”. Quando se fala em uma prática clinica e comportamental que visa o trabalho com pacientes com depressão, o trabalho de Beck é o mais eficaz e o método comportamental, que visa o trabalho com pensamentos disfuncionais, que ele criou é o mais eficiente quando visa o trabalho com grupos de pessoas com depressão. Segundo Barbosa, Terroso e Argimon apud Beck (1921)

Na Universidade da Pensilvânia, no início da década de 60, como uma psicoterapia breve, estruturada e orientada para o presente. Inicialmente, foi direcionada ao tratamento de pacientes com depressão, a resolver os problemas atuais e a modificar os pensamentos e os comportamentos disfuncionais destes sujeitos. Porém, ao longo dos anos, foi adaptada para o tratamento dos mais diversos transtornos psicológicos, demonstrando grande eficácia em estudos empíricos realizados com uma ampla gama de perfis populacionais (Beck, 1995/1997).

É interessante salientar a importância do estudo de Beck no tratamento da população no geral, era um estudo que visava não uma classe privilegiada ou especifica, mas sim toda a população no geral, podendo se adaptar a qualquer individuo, o que pode tornar essa terapia mais inclusivo, o que é diferente no custo do tratamento, que normalmente não é acessível para algumas realidades financeiras infelizmente, poucas pessoas tem o acesso a esse tipo de tratamento. Segundo Barbosa, Terroso e Argimon apud Beck (1963)

No início da década de 60, Aaron Beck propôs a Psicoterapia Cognitiva como um tratamento eficaz para a depressão, a partir de questionamentos sobre eficácia de modelos anteriores, postulou o modelo cognitivo de tratamento que tem por objetivo fazer com que o paciente substitua a suposta avaliação distorcida em relação aos eventos, por uma avaliação mais realista e adaptativa.

A contribuição de Beck para a TCC vem diretamente não só na mudança de comportamento, mas também para a mudança de pensamentos disfuncionais, modificando as crenças que podem distorcer a realidade do indivíduo, assim objetivando o aqui e o agora, por isso ela foi tão inovadora para a segunda onda da TCC. É possível ver que o método criado por Beck se utiliza muito do estoicismo e da filosofia orientais como o budismo e etc. essas filosofias se baseiam em, o que o indivíduo interpreta da realidade interfere diretamente nos seus sentimentos e emoções, podendo influencia a obter certas patologias somáticas ou psíquicas, auxiliando no tratamento do individuo para que ele perceba que a realidade não exatamente o que ele interpreta dela, que pode ser influenciada por diversos episódios em sua vida passada, aqui já entra um pouco na psicanalise, que moldaram a maneira como o sujeito interpreta a realidade concreta, sendo elas crenças disfuncionais, podendo gerar interpretações que degradem bastante a pessoa, como as crenças de desamor, desamparo e desvalor, que faz com que o indivíduo modifique a realidade para o lado que o degrade mais, sempre elevando característica negativas do sujeito, A Terapia Comportamental Cognitiva para o tratamento da depressão como um método estruturado, foi trabalhada por beck para pacientes com depressão, onde o foco dessa terapia é a resolução de problemas atuais. Existem vários psicólogos que contribuíram para a terapia em grupo baseada na TCC, vale citar um importante escritos e psicólogo Irvin Yalom, que contribuiu ao desenvolvimento da psicoterapia em grupo, Yalom, I. D., & Leszcz, M. (2005) "Psicoterapia de grupo é uma jornada única, onde os membros compartilham suas histórias, medos e esperanças, e encontram apoio e compreensão em seus colegas. É uma oportunidade poderosa de cura e crescimento pessoal".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com