TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Psicologia Moderna

Por:   •  27/4/2015  •  Dissertação  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  1.049 Visualizações

Página 1 de 3

História da Psicologia Moderna

Por que estudar a história da Psicologia?

       Conhecer a história da psicologia nos permitimos aprender as descobertas e erros passados, assim criando uma visão mais centrada no futuro e em nossas descobertas sem correr o risco de cometer os mesmos erros.

     (...) “Somente a exploração das origens da psicologia e o estudo do seu desenvolvimento é que proporcionam uma visão clara da natureza  da psicologia atual”(...)

      A história da psicologia é um campo de estudo assim como a psicofarmacologia ou o desenvolvimento da adolescência.

      Em 1965, foi lançado o Journal of the History of the Behavioral Sciences (periódico multidisciplinar, tendo como editor um psicólogo). No mesmo ano foi estabelecido o Arquivo de História da Psicologia Americana (Na Universidade de Akron, Ohio, como o objetivo de coletar e preservar materiais de pesquisa, com mais de 25 mil livros, 15 mil fotos, cerca de 6 mil filmes entre outros).  

     Em 1968 fundou-se a Sociedade Internacional para a História das Ciências do Comportamento Social , ao mesmo tempo pós-graduação sobre o assunto já era oferecidos em várias faculdades como York University, dessa forma o número de publicações, encontros de arquivos de consulta, dão mais credibilidade ao estudo da história da psicologia.

    Em 1985, o projeto de história oral da APA começou a gravar entrevistas com ex-presidentes e diretores executivos para preservar suas memórias sobre o desenvolvimento da psicologia. Em 1998 começou um período trienal chamado de Divisão da História da Psicologia, com o objetivo de estudar a relação entre história e psicologia.

 

O Desenvolvimento da psicologia Moderna

   

    A Psicologia é uma das disciplinas mais antigas, assim como uma das mais novas, determinada por dois períodos distintos de cerca de 2 mil anos de diferença.

    Podemos começar por Platão, Aristóteles e outros filósofos (V a.C),que já trabalhavam com questões de interesse da psicologia atual como o aprendizado, a memória, motivação, percepção e comportamento anormal, ou estudar a psicologia como uma área mais nova de estudo há 200 anos atrás, quando a psicologia moderna surgiu formalizando seu estudo com uma identidade mais própria.

     A diferenciação entre essas duas fases do estudo da psicologia se ocorre não pelas perguntas abordadas, mas pelo método adquirido para achar as respostas .

      Até o fim do século XIX os filósofos especulavam a natureza humana, generalizando-a, a partir de experiências pessoais, a transformação importante ocorreu quando esses mesmos profissionais começaram a usar métodos para explorar essas questões.

      Os métodos das ciências físicas e biológicas aplicados ao estudo dos fenômenos metais tanto de pensamentos filosóficos quanto das pesquisas fisiológicas entre os séculos XVII e XIX, foram o passo inicial para a psicologia moderna.

Dados Históricos: a Reconstrução do Passado da Psicologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com