TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

Objecto  da Psicologia de Desenvolvimento

é disciplina que se ocupa da evolução dos aspectos físico-motor, intelectual, afectivo-emocional e social desde o nascimento até a idade adulta

IMPORTÂNCIA  DA PSICOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO

 visto que ela caracteriza o desenvolvimento físico-motor e psíquico da criança desde o nascimento até à idade adulta, isso permite diagnosticar o seu nível de desenvolvimento, bem como orientar os educadores na educação dos educandos.

METODOS DA PSICOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO

-O método de observação

A observação é um dos métodos da Psicologia de Desenvolvimento que permite recolher dados sobre as manifestações exteriores do indivíduo de forma directa. A observação pode ser natural, artificial e participativa.

-A entrevista

É  um método que permite recolher dados através do diálogo entre o entrevistador e o entrevistado. A entrevista classifica-se em entrevista estruturada, entrevista semi-estruturada e entrevista não estruturada. A entrevista permite aprofundar os dados a recolher.

-O método clínico ou estudo de caso

 permite compreender o desenvolvimento psíquico actual do indivíduo, recorrendo ao seu passado e através de perguntas aprofundadas caracterizar o nível de desenvolvimento psíquico actual.

-O método da experiência

Consist e em procedimentos que permitem observar uma relação causal entre determinadas condições e determinados fenómenos psíquicos.

RELAÇÃO COM OUTRAS CIÊNCIAS

A Psicologia de Desenvolvimento estuda o indivíduo desde o nascimento até a vida adulta como ser biológico, psicológico, social e cultural. Neste esforço relaciona-se com as disciplinas das ciências biológicas, Ciências Psicológicas e Sociais.

DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO

o desenvolvimento compreende uma série de mudanças físico-motoras e psíquicas quantitativas e qualitativas de nível mais inferior para o nível superior, de nível simples para um nível mais complexo na Ontogénese.

A Ontogénese compreende mudanças nos aspectos físico-motor, intelectual, afectivo-emocional e social no indivíduo desde o nascimento até à idade adulta.

FACTORES DE DESENVOLVIMENTO

As predisposições e o ambiente são condições de desenvolvimento que não predeterminam o desenvolvimento físico-motor e psíquico da criança. Uma condição importante de desenvolvimento físico-motor e psíquico é a aprendizagem. A aprendizagem realiza-se activamente pelo sujeito que aprende, depende, portanto, de seus interesses.

O indivíduo ao nascer possui características anatómico-fisiológicas tais como o cérebro, os órgãos dos sentidos, o sistema hormonal que herdou de seus progenitores e, que, como vimos mais acima, sofrem a influência do meio desde a concepção até ao nascimento. Por sua vez, o meio ambiente não predetermina o desenvolvimento físico-motor e psíquico, pois que este pode ser estimulador do desenvolvimento ou inibidor em casos extremos. O factor mais importante é a aprendizagem. E na aprendizagem, a motivação do sujeito que aprende tem papel preponderante. O desenvolvimento psíquico é progressivo, contudo, não é linear, podem notar-se momentos de descontinuidade, de recuo. Quando a estagnação e recuo são de longa duração estamos perante um fenómeno de retrocesso, regressão, que não se pode classificar como desenvolvimento, mas doença.

TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO

Desenvolvimento Psíquico Segundo Piaget

Para Piaget,  desenvolvimento resulta da resolução de conflitos cognitivos através da assimilação e acomodação, mecanismos fundamentais do pensamento para a adaptação do indivíduo ao meio. Neste processo de assimilação e acomodação evolui o pensamento.

Piaget apresenta estágios de desenvolvimento que se referem a faixas etárias em que as crianças possuem características físico-motoras e cognitivas típicas, com ênfase no pensamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (118.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com