TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intervenção escola regular

Por:   •  28/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

Uma das características do autismo é a vontade de ficar sozinho, no entanto, em uma escola municipal localizada na cidade de Mesquita-RJ, uma professora utilizou de uma atividade em que todos os alunos poderiam participar, inclusive os portadores do autismo, chamada ‘lata de criação de historias’, nesta atividade os alunos divididos em 3 grupos deveriam interagir e montar uma história com início, meio e fim. Uma ideia bem simples e bem eficiente, tornava a aula bem mais divertida e fazia com que todos os alunos interagissem, inclusive os portadores de autismo.

Uma outra atividade que poderia ser incluída nas escolas regulares seria uma atividade motora, que pode ser aplicada nas aulas de educação física. Uma corrida de revezamento, as crianças seriam divididas em equipes com cores diferentes, cada criança ficaria com uma bolinha na mão, a criança deverá correr até chegar em uma mesa com potes de varias cores também, colocar a bolinha dentro do pote da cor da equipe e então voltar para onde a equipe esta para que o próximo possa ir também.

Na parte do aprendizado a flexibilização seria utilizar de atividades lúdicas, usar e abusar de uso de imagens nas aulas de história e ciências por exemplo, o professor poderá elaborar uma atividade e pedir para a criança colar a imagem de um animal e colar em seu determinado habitat natural ou colar a imagem em um determinado fato histórico. Utilizar também de atividades em que a criança possa desenhar, montar quebra cabeças, colorir imagens, cortar figuras e ligar pontos, nas aulas de português, inglês, artes, etc. Pedir desenhos dos alunos de determinadas palavras, pedir para os alunos que recortem imagens em revistas.

Dentro da matemática também existem técnicas a serem aplicadas, após uma aula teórica por exemplo, o professor poderia exercitar o conhecimento dos alunos indicando uma equação matemática simples na lousa, a turma dividida em grupos discutiria o resultado e o apresentaria utilizando o material dourado; dessa forma eles estariam exercitando o conteúdo passado e a socialização também.

Essas atividades são importantes pois trabalham o lado social da criança com autismo, sendo assim tornam-se frequente em escolas fazendo com que eles sejam inclusos no convívio social, as atividades também exigem uma colaboração do coletivo, estimulando a interação entre as crianças, fazendo com que as crianças portadoras do autismo consigam ser incluídas no convívio social de uma maneira bem simples e divertida. As atividades que os alunos considerarem entediante poderiam ser adaptadas pelas atividades lúdicas, pois elas prendem com maior eficiência a atenção das crianças, trabalho também sua imaginação.

REFERÊNCIAS:

https://www.youtube.com/watch?v=9KweyLv6e64

https://diversa.org.br/relatos-de-experiencia/com-apoio-aee-professoras-flexibilizam-atividades-para-estudante-autista/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (30.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com