TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Justificativa de uma Reorientação Profissional

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

Yngrid Nascimento Moreira, graduanda em psicologia 7° período (em 2018.01)

São Luís, MA - 2018

Justificativa de uma Reorientação Profissional (fictícia)

2- JUSTIFICATIVA

Desde a primeira revolução industrial, houve um progresso tecnológico imenso, as maquinas que foram criadas, no intuito de poupar o trabalho humano, multiplicando seu rendimento e, por conseguinte, os lucros, saem muito mais baratas a longo prazo para os empresários, com isso, homens vem sendo, constantemente, substituídos por maquinas, assim,

“É preciso estar aberto a mudanças, ter flexibilidade para se adaptar às novas funções e se habituar a uma aprendizagem multidisciplinar contínua. “É muito importante ter uma visão ampla. E é nesse ponto que os profissionais já estão em falta”, afirma Gabriel Almeida, gerente de engenharia e logística da empresa de recrutamento Talenses.” (Estúdio ABC, 2016)

Destarte, os trabalhadores tem que estarem sempre se reinventando, buscando especializações, e a orientação profissional vem justamente para auxiliar o trabalhador nesse momento. Levando em consideração que a maioria das escolas não oferecem esse acompanhamento do orientador profissional, quando o jovem tem que decidir sobre suas escolhas de curso de graduação ou técnico, ou se ingressam logo no mercado de trabalho, muitos ex-jovens, hoje adultos, sofrem por suas más escolhas e não se sentem realizados.

Vale ressaltar, que muitos jovens, nesse período de juventude, também não tem muitas escolhas disponíveis, se considerarmos a condição socioeconômica e os recursos disponíveis para essas pessoas. Assim, depois de se estabelecer em um trabalho que não seria sua escolha caso tivesse oportunidades e uma orientação certa, quando adultos tem a chance de se reinventar na vida profissional e fazer novas escolhas de acordo com o que se identifica, trazendo uma realização profissional.

Nessa conjuntura, a orientação profissional é intitulada como reorientação profissional e/ou planejamento de carreira.

“Os adultos são impulsionados no mundo do trabalho para a mudança, por diversos fatores, como: o avanço da tecnologia, profissões que se extinguem, profissões que são criadas, situações de crise que geram desempregos, o avanço da idade que obriga a aposentaria etc.” (LAGO, 2017)

Nesse momento, o medo do desconhecido, pode trazer muita angustia e insegurança para essas pessoas na hora da decisão, bem como, frustração já que essa necessidade de mudança é uma demanda, muitas vezes, externa. Logo, é complicado sair de seu estado de segurança, do que já foi conquistado em busca de algo novo e imprevisível.

Assim, dar-se a importância deste processo de reorientação profissional, para os trabalhadores da empresa X - Montadora de carros (fictícia) que no momento necessitam se redefinir profissionalmente, visando trazer uma tranquilidade para esse momento. Haja vista,

“A reorientação profissional tem por objetivo facilitar a atualização do profissional ao mundo do trabalho, auxiliar na ruptura com a antiga escolha e clarificar novas reais possibilidades, além de propiciar a reflexão das relações que se estabelecem com o trabalho ao longo da vida. A intervenção do psicólogo deverá sempre caminhar para a integração entre a vocação e sua identidade profissional.” (LAGO, 2017)

Em razão disso, o papel do orientador é de facilitar o processo de escolha, e não escolher pelo orientando. Trazer informações profissionais, e ajudar no autoconhecimento, para que o profissional não faça escolhas precipitadas, sem saber do que realmente a profissão trata, a rotina ou não rotina que ela exige, bem como, o conhecimento da personalidade do orientando, para saber com o que ele realmente se identifica.

Muitos estão assustados com os avanços tecnológicos, e a forma como essas transformações afetaram de forma profunda diversas atividades humanas, e essa necessidade de se especializar cada vez mais. Sendo assim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com