TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPONENTE CURRICULAR: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Por:   •  1/9/2022  •  Tese  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

ESCOLA NORMAL SUPERIOR

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

COMPONENTE CURRICULAR: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

DOCENTE: ANDREZZA BELOTA LOPES MACHADO

ACADÊMICOS: Kauanny Edria Santos Rodrigues

                           Laura Mariana Moura dos Santos

                           Letícia Maciel Mizobe

                           Maria Lucia Ferreira Batista

ATIVIDADE AVALIATIVA 1

Valor atribuído: 4,0 (três) pontos

        Com base nos estudos dos textos e desenvolvidos em sala de aula, desenvolva as seguintes atividades:

  1. Construa uma linha do tempo sobre a evolução da Psicologia, desde as primeiras percepções sobre a Psyché dos gregos, perpassando sobre a visão da Psicologia no Império Romano e Idade Média e a Origem da Psicologia Científica, esclarecendo sobre:
  1. Os conceitos defendidos e os principais pensadores e teóricos;

              A primeira vez que observamos a manifestação do interesse em compreender o interior do ser humano é entre os filósofos gregos, que entendiam a alma como a parte imaterial do corpo, carregando a subjetividade do indivíduo. Os primeiros a comentarem foram os pré-socráticos, que discutiam em torno da percepção: o mundo existe porque nós o vemos, ou apenas vemos um mundo que já existe?

          Com Sócrates definindo a razão como a essência, o fundamento, o diferencial entre um ser humano e um animal, gerou uma oportunidade para se debater acerca da consciência. Seguindo um raciocínio parecido, Platão, discípulo de Sócrates, definiu a cabeça como o lugar para a razão, e simultaneamente para a alma, sendo que sua ligação com o corpo se dá por meio da medula. Já Aristóteles, considera que não há separação entre a alma e o corpo, e tudo o que se reproduz, cresce e se alimenta também possui alma. Após os gregos, os romanos ficaram responsáveis por essa discussão, mas com o nascimento do cristianismo houve a mescla do pensamento racional com o divino, e isso resultou em fortes repressões em qualquer conhecimento que não possuísse um vínculo com o sagrado, perdurando até a Idade Média, tanto que os dois principais filósofos dessa época são São Tomás de Aquino e Santo Agostinho, que afirmavam que a busca do homem pela perfeição seria a busca de Deus, e que a alma, na verdade, é a ligação do homem com Deus, respectivamente. Outro período importante para o desenvolvimento da base da psicologia é o renascentismo, com grandes mudanças econômicas e sociais, como a introdução do capitalismo e a cisão entre corpo e mente, por René Descartes, possibilitando grande avanço no estudo da anatomia, já que agora operar o corpo humano não é mais uma afronta a Deus. Agora, no período Contemporâneo, vemos o nascimento da psicologia propriamente dita, baseada em pesquisas e métodos científicos, com auxílio das novas máquinas, apoiada em leis, como a Lei de Fechner-Weber, que designa o elo entre estímulo e sensação, e em experiências laboratoriais, tendo como exemplo o laboratório de Wilhelm Wundt, o primeiro com experiências na área da psicologia.

  1. A caracterização da área no período histórico.
  • Grécia Antiga: desenvolvimento da filosofia e da cidadania, economia baseada no cultivo, artesanato e comércio marítimo;
  • Período Romano: crescimento do cristianismo, poder político concentrado nas mãos do imperador (representante de Deus na Terra);
  • Idade Média: sociedade altamente hierarquizada, forte influência da igreja católica, presença do feudalismo;
  • Idade Moderna: presença do iluminismo, renascentismo, reforma protestante, grandes mudanças nas esferas sociais, econômicas e religiosas;
  • Idade Contemporânea: desenvolvimento industrial e fortalecimento do capitalismo, forte presença e crescimento da ciência.

[pic 2]

  1. Explique a origem e a evolução da Psicologia Científica ao longo da  história, destacando:

A psicologia não existia efetivamente na Grécia Antiga até surgir Wundt, onde os filósofos gregos passaram a sistematizar um pensamento sobre o espírito humano, ou seja, a interioridade humana. Eles se preocupavam em definir a relação do homem com o mundo. Mas Sócrates chega com ideias sobre a psicologia com mais consistência onde sua principal preocupação era separar o ser humano dos animais. O outro filósofo foi Platão que procurou definir um lugar para a razão em nosso corpo. No passo seguinte, temos Aristoteles onde sua contribuição foi postular que alma e corpo não são dissociados, com o tempo, os gregos criaram duas teorias, a Platônica e Aristotélica. No Império Romano, os dois filósofos que representaram foi Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, e onde aparece o Cristianismo e são de conhecimento religioso. No Renascentismo temos René Descartes com o avanço da ciência postula a separação entre corpo e alma e possibilita o avanço da anatomia e fisiologia. O Funcionalismo elege a consciência como o centro de suas preocupações e busca a compreensão de seu funcionamento, na medida em que o homem a usa para se adaptar ao meio. O Estruturalismo é os estados elementares da consciência como estruturas do sistema nervoso central. O Associacionismo origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação de ideias, das mais simples as mais complexas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (413.2 Kb)   docx (359.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com