TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO MORAL

Por:   •  3/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

COMPORTAMENTO MORAL

[1] Camila Cipriano

        O livro Comportamento Moral foi escrito por Paula Inez Cunha Comide, 2010. O livro está dividido em duas partes, uma onde explica o comportamento moral. Está parte é constituído por onze capítulos, analisando a importância da educação para o desenvolvimento das virtudes.  O livro traz algumas virtudes relacionadas ao comportamento moral como a polidez, obediência, empatia, amizade, mentira, honestidade, justiça, generosidade, vergonha, culpa, perdão e reparação de danos. 

        A moral na Psicologia é agrupamento de costumes, hábitos, valores e regras. A ética é um princípio muito importante na nossa profissão, quando cumprida correta traz benefícios á quem pratica e quem recebe.

        Kant comenta que a ética é fundamental para o desenvolvimento de uma ética universal para todos. Na Grécia, á ética era uma perspectiva sob a natureza do bem moral, na busca de uma conduta ética. O sistema de ética de Skinner está inteiramente ligada a ciência do comportamento.

        A obediência é um comportamento moral, ou seja, vai se conquistando com a repetição que vai gerando hábito. Empatia não é somente um comportamento moral, e sim, uma relação direta com os indivíduos, se a empatia fosse um instinto, no meu ponto de vista a sociedade estaria em um grau diferente com o próximo.

        A amizade, é um comportamento moral e ético, com os amigos compartilhamos nossos dias, nossa vida, o acolhimento do outro nos faz acreditar que somos importantes. Além disso, a amizade permite que o individuo tenha habilidades sociais ao longo de todo o ciclo, sendo na fase da infância, vida adulta e velhice.

        A mentira é identificada em vários momentos, em sinais corporais ou reações, pistas de pensamentos, pistas de sentimentos, movimentos em olhos, movimento da cabeça e do corpo, movimento dos mãos e a respiração do individuo fica rápidas. A mentira é usada para compensar, para ajudar, para proteger, manipular. A honestidade carrega a verdade e abster da mentira, para o individuo ser considerado honesto ele precisa estar dentro das regras da ética, o individuo honesta expressa respeito por si e pelos outros.

        A justiça é considera a maior virtude, pois é um valor de igualdade

        

        

        

        As virtudes humanas são elementos que construímos ao longo da nossa vida, cada virtude aqui comentada é reflexo dos nossos compormentos da vida.         

        

        


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (106.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com