TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Moral

Por:   •  28/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

comportamento moral: uma proposta para o desenvolvimento das virtudes

O livro “Comportamento Moral: uma proposta para o desenvolvimento das virtudes” foi organizado por Paula Inez Cunha Gomide, Doutora e Mestre em Psicologia Experimental e Psicóloga. Também há a participação de 17 autores, no qual são pesquisadores e docentes Analistas do Comportamento, além de alunos e professores que trabalharam na implementação do Programa de Comportamento Moral no ano de 2005.                                 Conforme a autora Gomide (2010, p.11) “O livro traz uma proposta para o desenvolvimento do Comportamento Moral através de um Programa de Comportamento Moral, aplicado em crianças e adolescentes.”.                                                        A obra está dividida em duas partes: inicialmente, na primeira parte do livro, a autora Gomide (2010) realizou uma introdução referente ao Comportamento Moral, visto que ela enfatiza que a educação moderna apresenta princípios morais que não estão de acordo com os objetivos de sucesso alcançados pela geração atual, uma vez que o abandono destes princípios é o que causa os desvios que a humanidade enfrenta, ressaltando, portanto, a importância da educação para o desenvolvimento das virtudes.

Posteriormente, a primeira parte ainda é composta por mais 10 capítulos, de modo que é abordado sobre pré-virtudes (polidez e obediência), virtudes (empatia, amizade, mentira e verdade, honestidade, justiça e generosidade), bem como conceitos que são fundamentais para o comportamento antissocial (vergonha, culpa, perdão e também a reparação do dano). Desta forma, estes capítulos analisam ações e virtudes relacionadas ao comportamento moral, reunindo uma abundância de autores e pesquisas atuais, ligando a teoria com a prática.

A segunda parte do livro descreve as sessões do programa e num segundo capítulo a avaliação de crianças e adolescentes que fizeram parte do mesmo. O programa foi realizado em 13 sessões, com uma duração de 90 minutos cada. Todas as sessões foram descritas detalhadamente, contendo os objetivos, os procedimentos e também as atividades realizadas referentes às virtudes ou as ações do comportamento moral.

         Com o programa se observou uma melhora significativa nos participantes, de modo que as virtudes ensinadas às crianças e adolescentes contribuíram para a redução do estresse tanto físico quanto emocional, além de reduzir os problemas comportamentais.

O livro salienta que se houver práticas educativas negativas, como por exemplo, negligência, ausência, dentre outros, para controlar o comportamento da criança ou adolescente é pior, pois acarretará consequências indesejadas, como apatia, fracasso escolar e comportamentos autodestrutivos. Desta forma, é importante a utilização de práticas positivas, bem como o ensinamento de virtudes e comportamento moral.

A obra se torna de grande valia, pois atualmente realmente há poucas pessoas que tem essas virtudes. E sabe-se que isso é decorrente da educação familiar, de modo que as crianças estão crescendo num ambiente sem nenhum princípio, e posteriormente, viram adultos sem nenhuma empatia pelo próximo, generosidade e honestidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com