TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  2/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 3

Como gestora de um espaço não formal buscarei a ajuda de outros profissionais de psicopedagoga, psicologia, fonoaudióloga, neuropediatra e juntamente com a família. Para identificar o problema que a impede de exercer uma leitura e escrita satisfatória para idade dela mesmo apresentando deficiência intelectual, com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

Definir as estratégias para que possamos trazer os melhores desenvolvimentos da escrita e da leitura para Ana Maria.   O desenvolvimento destes alunos depende fundamentalmente da estimulação constante, ambientes apropriados e de incentivo. Por ser um processo integrado, que abrange muitos aspectos, deve ser contínuo e principalmente na união com outras pessoas.

O aluno com algum comprometimento nas diferentes áreas de desenvolvimento necessita de atendimento educacional adequado e integral.

 Os espaços não formais devem se constituir num importante recurso didático para o ensino e aprendizagem, de diferentes conhecimentos e que sejam utilizados como complemento ao ensino formal.

Crianças são por si, muito curiosas e se envolvem com entusiasmo em situações que são desafiadas.

Atividades que poderão ser desenvolvidas:

Manusear livros, jornais e revistas; ouvir a leitura de contos e músicas, poemas, crônicas, reportagens; brincar de ler e de escrever; criar jogos e brincadeiras nas quais a leitura e a escrita são objetos centrais.

Desenvolver histórias ou textos que envolvem situações reais, exemplo lista de compras o passo a passo de uma receita que ela goste. Desenvolvendo as palavras escrita e leitura.

Usar pequenas histórias, ricas em desenhos, para assimilação das palavras e das imagens na mente.

Brincadeiras com divisão silábica em papel, onde é escrito as sílabas de algumas palavras que serão formadas de acordo com sua ortografia.

Ditados: falado ou com uso de desenhos.

Pescaria de letras: pescar as letras para formar palavras.

Monólogo dramatizado: para desenvolver a leitura, além de conhecer as palavras, a criança vai perceber e “imitar” as emoções

 

Bingo de sílabas: fala-se as sílabas, a criança marca em suas cartelas até completar a palavra. “E bingo!”. Atividade para desenvolver a leitura.

Estímulo de escrita: escrever o nome de coisas e pessoas que ela goste. Exemplo: situações do cotidiano, seu bichinho de estimação, aniversário de seu coleguinha etc.

Repetição e Rima: uma forma de construir como a criança percebe sons, sílabas e frases, se as palavras têm inícios ou finais parecidos, por exemplo.

-Além das atividades citadas acima, outras atividades também deveram ser aplicadas. A estimulação das habilidades de consciência fonológica e a discriminação auditiva ajudarão a criança na concepção das palavras e no reconhecimento dos fonemas.

Serão formas sutis de incentivar a escrita e a leitura.

Sejam quais forem às diversidades nos processos de desenvolvimento e aprendizagem, intervenções serão necessárias a particularidades de cada caso fortalecendo da autoestima e autoconfiança.

A linguagem escrita e a leitura quanto a sua aprendizagem possui elementos que as tornam coerentes com o universo infantil, com sua forma de construir significados as crianças precisam ter oportunidades de observar e reelaborar suas representações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (21 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com