TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  17/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de caso

A Terapia Familiar Sistêmica tem como pressuposto principal a visão da família como sendo um grande sistema, com vários subsistemas que interagem entre si e influenciam-se mutuamente, como o conjugal e o parental.

Cada indivíduo na família é um subsistema da mesma. Assim percebe-se que a forma como a família se relaciona e interage constrói um padrão, uma estrutura.

Após ler o caso pude identificar os seguintes conceitos:

1. Causalidade circular, pois o comportamento dos filhos pode ser resultado do comportamento da mãe.

2. Fronteira extremamente rígida com relações desligadas e doentias- É importante dentro do sistema familiar saber o local que ocupa e saber os limites entre quem se relaciona e isso não é percebido nessa família.

3. Funções mal estabelecidas, já que a mãe não consegue administrar a família, não consegue controlar seus atos e não se impõe. A filha de apenas 6 anos que tenta apaziguar os conflitos em casa e reclama da ausência da mãe, o pai por trabalhar muito não consegue acompanhar a rotina e mediar os comportamentos e o filho de 8 anos responde por meio da agressividade e desrespeito às regras.

4. Disfuncionalidade familiar

 É considerada uma família disfuncional devido ao aumento da rigidez da estrutura com os os comportamentos, a comunicação não é efetiva,são instáveis e existe dificuldade de lidar com os problemas.

 Também fica claro que todo problema familiar da mãe, uso e abuso de drogas da mesma, os problemas envolvendo relacionamentos antigos ou até o filho de 19 anos do relacionamento anterior do pai afeta a vida dos filhos. Por isso é importante alterar a estrutura para que a família se torne mais funcional e superem as dificuldades.

 Para que eles resolvam as dificuldades precisam, por meio da homeostase, equilibrar as necessidades de cada indivíduo dessa família e suprir dessas mesmas necessidades e, por meio da morfogenese, absorver os aspectos externos, se modificarem e se corrigirem para obter melhores resultados.

 Toda a família necessita de auxílio psicológico, a mãe tem que trabalhar suas demandas e perceber sintomas e crises como coisas positivas para autonomia e reflexão, já o pai precisa melhorar suas habilidades de comunicação e a maneira como vê e lida com o que está acontecendo e assim podendo mediar seu casamento e relacionamento parental. As crianças necessitam de apoio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com