TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso Psicopedagogia

Por:   •  2/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

PSICANALISE

Descreva a primeira e segunda teoria psicanalítica que explicam o funcionamento psíquico e diga com que figura elas podem ser compradas. Descreva a origem e função de cada elemento. Explique como pode ser produzida uma dificuldade de aprendizagem no desenvolvimento desse sistema.

A primeira teoria psicanalítica é a construção teórica para explicar o funcionamento psíquico, onde juntamente com o inconsciente descreve a função do consciente, que estabelece contato com o meio ambiente e a função subconsciente, onde se encontram os conteúdos de fácil lembrança. Assim os elementos desta teoria são o consciente, o subconsciente e o inconsciente.

Esta teoria é comparada a um iceberg, onde a massa submersa é o inconsciente, onde a onda bate é o subconsciente e a parte superior exposta é o consciente.

Como dito o consciente é responsável por estabelecer contato com o meio ambiente, a realidade; o subconsciente armazena conteúdos de fácil lembrança, as recordações; o inconsciente é onde se armazena os conteúdos reprimidos, onde está a existência de pulsões, necessidades humanas que impulsionam a vida mental como fome, sede, sexo, necessidade de saber, de ser amado, etc.

Na segunda teoria psicanalítica Freud explica como os conteúdos reprimidos ficam no inconsciente querendo subir ao consciente, provocando sintomas. Nesta os elementos descritos por Freud são o id, o superego e o ego.

Esta teoria também é comparada a um iceberg, mas agora com funções acrescidas onde o id está totalmente na região do inconsciente e o superego e ego ocupam partes de todas as regiões da primeira teoria.

O id é composto pelas forças vitais, instintos, características, necessidades e conteúdos reprimidos; ele tem toda força da natureza e não pode ficar sem “prazer” que é seu princípio de ação. O superego tem toda a força da sociedade e não pode ser desrespeitado em seu princípio de dever, ele funciona como um tipo de censura moral, que não tolera a permissão de comportamentos fora das normas. O ego está entre estas duas forças e gerencia as solicitações do id e as exigências do superego por meio da análise da realidade, seu princípio fundamental; para isso utiliza os mecanismos de defesa, permitindo o prazer que o id solicita sem ferir as normas do superego.

Assim a psicanálise nos mostra como a força poderosa dos conteúdos inconscientes pode produzir comportamentos para encobrir dificuldades e um destes comportamentos pode ser a não aprendizagem como um mecanismo de defesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (27.8 Kb)   docx (144 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com