TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso - psicopedagogia clínica

Por:   •  26/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

                   Faculdade de Ensino Regional Alternativa – FERA

Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogai Institucional

Cristina de Oliveira Farias

ESTUDO DE CASO – Análise Crítica

Arapiraca – Abril 2016

                            Analise Critica de um Estudo de Caso

Através do estudo realizado por um grupo de estagiários com uma criança de 10 anos que apresenta dificuldades de leitura e escrita e troca freqüente de letras. Percebemos a importância de observar o desenvolvimento da criança desde o relacionamento familiar, até seu ambiente escolar, investigando assim, possíveis causas que pudessem contribuir para o não desenvolvimento em determinadas tarefas escolares, necessárias para a evolução do seu aprendizado.

Foram utilizados nesse processo diversos jogos educativos como: jogo da memória, quebra-cabeça, jogo com letras maiúsculas e minúsculas para formar palavras, para a partir desse ponto ganhar confiança, facilitando as futuras intervenções.

Vencidas as primeiras barreiras, iniciou-se uma investigação mais profunda em relação às dificuldades apresentadas pelo menor, utilizando a partir desse momento histórias em quadrinhos, gibis, e imagens de objetos, além de  papel para a escrita. Passando por todas as atividades necessárias para avaliação do problema, e levando em consideração, também, a fala da criança como forma de interação, e as atividades iniciais como meio de adquirir um feedback dos trabalhos desenvolvidos para assim chegar a uma conclusão e poder intervir de maneira satisfatória.

Ao termino das investigações, foram feitas sugestões a família para estimular a leitura e a escrita, valorizando jogos e brincadeiras, entendidos também, como meios de aprendizagem, estimular autonomia da criança fazendo com que enfrente suas dificuldades e falhas, para poder desenvolver estratégias e superar seus obstáculos.

Quanto à escola foram sugeridas atividades lúdicas, oficinas, Atividades de leitura e escrita com treino e repetição diárias; Promoção de diálogo entre a educadora e a professora particular; ensinar técnicas de estudo, leitura seletiva, mapa mental.

Diante do exposto, percebemos a importância dos estudos de caso como forma de diagnosticar os transtornos de aprendizagem que dificultam o desenvolvimento de tantas crianças, que, muitas vezes, por falta de atenção diferenciada, passam por situações de incompreensão e constrangimento levando-as, muitas vezes, a se reprimir ou mesmo desistir de continuar tentar apreender sem entender os reais motivos, que as impedem de ter o mesmo desenvolvimento das demais, seja no ambiente escolar, familiar, ou outros.

Sendo assim, fica evidente a necessidade de intervenção de profissionais com conhecimento nas áreas competentes para que se busque meios de auxiliar ou, se possível, solucionar problemas de aprendizagem presentes nos diversos ambientes de aprendizagem.

                            Referencias Bibliográficas:

 https://prezi.com/mysoimym-ms2/relatorio-de-acompanhamento-psicopedagogico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (877.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com