TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Básico: Intervenção nas Organizações e Saúde Mental do Trabalhador

Por:   •  10/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

ROTEIRO RODA DE CONVERSA

 ANO: 2022 - SEGUNDO SEMESTRE

Estágio Básico: Intervenção nas Organizações

e Saúde Mental do Trabalhador

ROTEIRO RODA DE CONVERSA

Local da prática:

Nome e RA das/os integrantes do grupo:

Data, horário e número do encontro

Tema do encontro: “Burnout, Acúmulo de funções, Assédio moral e Assédio sexual”

Coordenadores:

Objetivos: 

  • Produzir um letramento e elucidação sobre o tema, através dos conceitos de Burnout, Carga mental feminina. 
  • Refletir sobre o papel de cuidado exercido pelas mulheres na sociedade e como esse fator contribui para sobrecarga feminina em diversos contextos, inclusive no trabalho. 
  • Apresentar estratégias de prevenção cuidados relacionados à saúde mental. 

.

Técnicas a utilizar

Tempo estimado

Objetivos da dinâmica do grupo

Objetivos da reflexão do tema

PREPARAR

Preparamos um encontro psicoeducativo, a fim de levar conhecimento acerca do tema a ser trabalhado. Iniciamos abordando sobre Burnout, Acúmulo de funções, Carga Mental e finalizamos com Assédio moral e Assédio sexual. Apresentamos algumas imagens de mulheres em contexto de sobrecarga emocional e mental e pedimos que nos falassem o que sentiam ao ver as imagens

10min

Induzir que as mulheres reflitam sobre sua rotina através da identificação com as imagens.

Refletir sobre o papel de que é exigido e o exercido pelas mulheres na sociedade e no seu contexto de trabalho.

TRABALHAR

Produzimos um material para apresentação do tema em powerpoint, com imagens de mulheres em diversos contextos, em suas rotinas de mãe e trabalhadoras. Em seguida é proposta uma reflexão sobre mulheres naturalmente serem “multitarefas” ou se são sobrecarregadas. Apresentação de uma rotina de uma mulher casada com filho que foi comparada à de seu marido.  Após esses momentos de reflexão foi apresentado o conceito de Burnout, suas causas, sintomas, etapas, diagnóstico e estratégias de enfrentamento.  Foram inseridos também nesse momento vídeos para ilustrar e reforçar o conteúdo apresentado. Ainda foi destacado o fato de mulheres sofrerem mais comumente do que homens com o transtorno de Burnout, com o objetivo de fazer uma relação entre esse dado e o conceito de Carga mental feminina que também foi apresentado. Ilustrações foram utilizadas para explicar situações do cotidiano feminino, onde mulheres comumente são mais sobrecarregadas do que homens.  Ainda foram abordados os conceitos de assédio moral e sexual no contexto do trabalho, suas diferenças e como identificar e suas consequências, também utilizando imagens e pequenos cortes do Filme: “O Diabo veste Prada”.

 

40min

O intuito é incentivar o debate e trazer situações do cotidiano feminino para que elas possam compreender melhor o tema e também identifiquem no seu cotidiano situações em que a sobrecarga feminina as atinge e como as afeta.

E também levar possíveis estratégias que possam ser utilizadas no dia-a-dia para tentar minimizar a sobrecarga.

Refletir sobre o papel de cuidado exercido pelas mulheres na sociedade e como esse fator contribui para sobrecarga feminina em diversos contextos, inclusive no trabalho. 

Apresentar estratégias de prevenção cuidados relacionados à saúde mental. construir uma autoestima melhor.

Apresentar estratégias de prevenção cuidados relacionados à saúde mental. construir uma autoestima melhor.

AVALIAR

No final questionamos sobre a relevância do encontro e perguntamos se elas tinham alguma contribuição/sugestão/comentários.

10min

Avaliar o grau de importância que elas davam para o tema abordado e os tópicos levantados durante o encontro.

Avaliar a se o encontro trouxe contribuições para as participantes do grupo.

ANÁLISE RODA DE CONVERSA

 ANO: 2022 - SEGUNDO SEMESTRE

Estágio Básico: Intervenção nas Organizações

e Saúde Mental do Trabalhador

ANÁLISE RODA DE CONVERSA

Local da prática:

Nome das/os integrantes do grupo:

Data, horário e número do encontro:

Tema do encontro: “Burnout, Acúmulo de funções, Assédio moral e Assédio sexual”

Coordenadores:

Número de participantes:

Objetivos: 

  • Produzir um letramento e elucidação sobre o tema, através dos conceitos de Burnout, Carga mental feminina, Assédio moral e Assédio sexual. 
  • Refletir sobre o papel de cuidado exercido pelas mulheres na sociedade e como esse fator contribui para sobrecarga feminina em diversos contextos, inclusive no trabalho. 
  • Apresentar estratégias de prevenção cuidados relacionados à saúde mental. 

PREPARAR

Chegamos no horário, mas iniciamos às 16:10 a pedido da Gestora de RH, aguardando o restante das participantes chegarem. Iniciamos o tema com slides sobre Burnout, Acúmulo de funções, Assédio moral e Assédio sexual, mediante a apresentação de imagens vídeos e conceitos.

TRABALHAR

Com objetivo de trazer conhecimentos para as participantes, aprsentamos os contextos já citados e propusemos reflexões  e debates sobre a forma como a sociedade impõe à mulher o papel de cuidadora e de uma mulher com capacidade natural de multitarefas.

As particiapntes trouxeram relatos e vivências para contribuir com a roda de conversa. Muitas disseram já ter refletido sobre essas situações e como se sentem sobrecarregadas, pricncipalmente no contexto familiar, onde praticamente sozinhas pensam e cuidam das suas familias, conciliando muitas demandas e funções.

Durante as discussão elas fizeram muitas perguntas sobre o diagnóstico, tratamento para Bournout. Também foi possível traçar  estratégias que poderiam ser utilizadas no dia-a-dia para tentar minimizar a sobrecarga do cotidiano.

Foi um encontro rico em trocas entre as participantes que também puderam falar das dificuldades que enfrentam no trabalho e como isso afeta a saúde mental das  trabalhadoras, a gestora do RH se dispôs a auxiliá-las nessas situações. Ao final foi passada ainda pela gestora, uma técnica de respiração e relaxamento.

AVALIAR

Apesar do número reduzido de participantes com relação aos encontros anteriores, observamos uma maior participação das mulheres presentes, ao final ao serem questionamos sobre a relevância do encontro, elas relataram ter sido um momento bastante informativo, produtivo e acolhedor.  

PLANEJAMENTO

A construção da apresentação foi planejada em uma reunião com todas as integrantes do grupo, discutimos a melhor forma para abordar o assunto.  Foram sugeridas muitas formas de apresentação dos conteúdos e as possíveis reflexões, como vídeos, textos, imagens etc. A Professora Orientadora do estágio também contribuiu com a elaboração da proposta auxiliando na forma de abordarmos o assunto e orientando a ação nas possíveis situações que poderiam surgir e também sugerindo conteúdo, como por exemplo, páginas de Instagram e Podcasts que poderiam contribuir para reflexão do grupo e utilizados na preparação do encontro.

No geral a apresentação seguiu o planejamento, assim conseguimos desenvolver todos os tópicos planejados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (199.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com