TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento do Filme Augustine

Por:   •  24/3/2019  •  Resenha  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 2

O filme Augustine conta a historia de uma jovem pacientes do medico e cientista Frances Jean Martin Charcot. O medico foi muito importante para a historia da psicanálise e para Freud, devido as investigações sobre a doença histeria, ele já entendia em sua época que a histeria não era apenas uma simulação, que ela era uma doença funcional com um conjunto de sintomas bem definidos, que a patologia poderia existir tanto no sexo feminino como no masculino, contrariando aqueles que acreditam que era uma doença exclusiva feminina. Charcot declarou que a histeria escapa mesmo às mais profundas investigações anatômicas. Mas começou ver nessa patologia uma sintomatologia definida e classifica a histeria no campo das perturbações fisiológicas do sistema nervoso e é a partir daí que ele começa a utilizar a hipnose como forma de intervenção clínica.

Através do filme é possível verificar as diversas investigações psicológicas, perante a visão da psicanálise, a abertura do filme não se é evidente a historia de vida e nem vinculo afetivo da família de Augustine, porém a partir de relatos da paciente a Charcot é possível conhecer a historia de Augustine que começou a trabalhar muito nova em uma casa de família.

Sua primeira crise mais grave ocorreu, quando a mesma estava servindo a mesa, em uma troca de olhares entre ela e seu patrão, Augustine em seu ataque cai no chão e faz comportamentos eróticos.

Após seu ataque a jovem é levada ao Hospital Geral de La Salpêtriére em Paris de Jean Martin Charcot , nesse hospital existiam mulheres com varias patologias como epilepsia, deficiências mentais, histérica e muitos outros distúrbios.

Na internação Charcot se interessa pelo quadro de Augustine e começa a estudar os sintomas de sua patologia, tais como pálpebra caída, paralisação em um dos lados de seu corpo.

O filme nos deixa muito claro que o medico não tinha a intenção de cura-la, já Agostine o enxergava como uma pessoa que iria salva-la, através da hipnose foi que Charcot, conseguia estimular em sua paciente crise de histeria.

Em uma das apresentações que Charcot, hipnotizava sua paciente em frente a outros estúdios, foi que Augustine se desesperou e fugiu das enfermeiras do hospital, e ao cair em uma escada acabou se curando de sua ultima paralisação sem ajuda do medico, mesmo curada a jovem encenou que

estava sendo hipnotizada por Charcot. Após toda essa encenação medico e paciente tem relação sexual e Augustine foge em meios os outros convidados.

Compreendemos a partir do filme o motivo que Augustine foi uma das pacientes mais importantes na historia de Charcot, seus ataques quando não hipnotiza, sempre aconteciam quando estava em trocava de olhares ou na presença do sexo masculino, conforme já conhecida na histeria, que esta relacionada as pulsões sexuais, foi possível através dessas cenas entender o motivo de seus movimentos em suas crises.

Percebemos então que a histeria não é apenas problemas ocorridos com o corpo, e sim algo que acontece no inconsciente conforme a teoria de Freud

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (28.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com