TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Filme “Laranja Mecânica”

Por:   •  9/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho do filme “Laranja Mecânica” apresentaremos características e particularidades de doenças psicológicas e, como o indivíduo que as detém convive com si mesmo e com a sociedade.

Ao longo do desenrolar da história, todas essas questões se resolvem nos dando entendimentos e dúvidas de até que ponto a mente humana pode chegar.

2 DESENVOLVIMENTO

O filme Laranja mecânica aborda sobre a delinquência juvenil, a psiquiatria, o livre arbítrio e a corrupção moral. Apresenta Alex o protagonista principal, líder de uma gangue de marginais que distribuía violência pela cidade. Praticavam crimes cruéis, como estuprar e matar. Jovens esses, desconhecidos dos limites da violência, gostam dela e é sua única forma de entretenimento. Logo nas primeiras cenas, é possível observar características de um sociopata, que segundo Renato M.E. Sabbatini, é caracterizado por desprezo envolvendo contexto social, falta de empatia, ausência de remorso, ansiedade e sentimento de culpa. São geralmente manipuladores, e incapazes de amar. Uma definição interessante que o Doutor dá a essas pessoas cuja personalidade anormal é ‘’ Psicopatas veem outras pessoas como meras ferramentas para a obtenção de sua própria satisfação, sem se importar com a dor alheia, indiferentes às regras morais e sociais, tudo isso sem escrúpulos nem limites’’. Sendo mostrado essas características claramente no decorrer do filme pelos personagens.

A história violenta continua, até o momento em que Alex é pego pela polícia em fragrante; confessa a eles ter ouvido falar de um tratamento experimental chamado Ludovico, que possibilita se converter em um “homem bom”, reduzindo os anos que teria de cumprir na prisão. Levado a esse centro para se tratar, Alex foi torturado de diversas maneiras, injetaram drogas nele, o obrigaram a assistir cenas de extrema violência e sexo, até sentir-se mal, colocando grampos em seus olhos para que não fechasse. Com base nesse experimento, a teoria do Behaviorismo é bem relacionada, justamente por ignorar a consciência, os sentimentos e estados mentais, tendo como estudo o comportamento através da aplicação de testes, como ocorrido com Alex no filme. Maria Amélia Matos uma das pioneiras da psicologia, fala sobre essa teoria que julga não se relacionar com a mentalidade ‘’ O Behaviorismo surgiu no começo deste século como uma proposta para a Psicologia, para tomar como seu objeto de estudo o comportamento, ele próprio, e não como indicador de alguma outra coisa, como indício da existência de alguma outra coisa que se expressasse pelo ou através do comportamento’’

2.1 DESENVOLVIMENTO

Prosseguindo o filme, depois de duas semanas Alex foi liberado, se tornando uma pessoa boa para viver em sociedade. Foi aplicado a ele, o processo de condicionamento, que segundo Bolton e Warwick “É um processo de aprendizado no qual o estímulo ambiental provoca uma resposta e o indivíduo aprende a partir da associação entre esse estímulo e a resposta”. Assim o condicionamento é uma forma de aprendizado que envolve respostas a determinados estímulos, sendo a associação o que condiciona ou modifica o comportamento.

Expulso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com