TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O JULGAMENTO DE NUREMBERG

Por:   •  7/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.953 Palavras (12 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário

  1. OBJETIVO..................................................................................................                                         

  1. INTRODUÇÃO..................................................................................................
  1. QUESTIONARIO: ................................... ................................... .......................
  1. DO QUE SE TRATOU O JULGAMENTO DE NUREMBERG? ..................................
  1.  QUE PAÍSES PARTICIPARAM? ..................................................................... .......
  1. QUAL O RESULTADO? ...................................................................... ....................
  1.  QUAL A OPINIÃO DO GRUPO  SOBRE O DESFECHO ? JUSTIÇA, VINGANÇA OU RESPOSTA SOCIAL? .................................................................................................
  1. O QUE É CRIME DE GUERRA? ...................................................................................
  1. O QUE É CORTE EUROPÉIA DOS DIREITOS HUMANOS?  QUAL DESFECHO? QUAL A OPINIÃO DO GRUPO SOBRE ELE? ................................... ................................... .......
  1.  CONCLUSÃO SOBRE O FILME................................... ................................... ..............
  1. Objetivo

    O trabalho tem como objetivo realizar uma análise a partir do filme “julgamento de Nuremberg” quanto ao mérito, importância  e legado.

   Serão abordados vários aspectos, tais como, do que  se tratou no julgamento,  quis os países que participaram, qual o seu resultado  a luz da psicologia social, qual a opinião do grupo de estudo, além  da definição  de que é crime de guerra, corte européia de direitos humanos e finalizando sobre uma conclusão sobre o filme.

2. INTRODUÇÃO

O julgamento de Nuremberg é um filme que relata o 1° julgamento da história de crimes praticados contra a humanidade.
O filme reflete a busca através das leis, de poder fazer justiça aos principais cooperadores do um regime nazista implantado por Adolf Hitler, que teve como resultado a matança de aproximadamente seis milhões de judeus, um povo que foi perseguido pelo sistema nazista.
O filme mostra a reunião de representantes do direito dos países aliados da segunda guerra mundial, que decidem montar o tribunal em que julgará os atos cometidos por oficiais nazistas, em Nuremberg na Alemanha.
As leis demonstram o direito como ele é um fato social, como definiu o sociólogo francês Émile Durkheim, o fato social é de acordo com o sociólogo, é qualquer forma de coerção sobre os indivíduos que é tida como uma coisa exterior a eles, tendo uma existência independente e estabelecida em toda a sociedade, que é considerada então como caracterizada pelo conjunto de fatos sociais estabelecidos, como é o caso do direito que foi criado através do reflexo do comportamento humano, portanto a norma jurídica é resultado da realidade social. Assim como no filme O julgamento de Nuremberg, houve a necessidade pela primeira vez na história de se fazer um julgamento que tinha como objetivo penalizar oficiais responsáveis por uma matança incalculável de pessoas que foram vítimas de um regime presidido por um articulador de mentes que foi Hitler.
O julgamento é promovido pelo promotor de justiça chefe senhor Jacson, que no decorrer do filme mostra as atrocidades cometidas pelo regime nazista aos milhares de judeus, inúmeras provas são reveladas ao júri e aos jurados.
A frieza em que transparece em um dos réus, o general Georing, é de uma pessoa totalmente alienada pelo seu ideal. Georing é um dos que mais defende o regime de Hitler dizendo ser um homem de honra e que jamais seria um traidor das idéias de seu líder.
O tratamento que era exercido sobre as vinte e uma pessoas acusadas era proposital para a permanência de cada réu até o julgamento. Havia um psicólogo que avaliava a mente de cada acusado, no decorrer das conversas relatadas no filme percebe-se que não há distúrbios psíquicos nos réus, o que havia e estava explícito na maioria deles, era a obediência e honra acima ao regime do Estado; e que lei alguma poderia tirar deles, diversas cenas no filme demonstraram essa fidelidade ao que foi pregado.
O veredicto é dado e o resultado é algumas sentenças de morte dentre elas enforcamento que era tido como a pior sentença para os oficiais, algumas com fuzilamento e as demais foram prisão perpétua e cumprimento de determinados períodos de prisão.
O que na verdade os juízes e promotores queriam é que fossem evitados a partir daquele julgamento, injustiças principalmente porque na época já havia a expansão da guerra fria, e só as leis que são determinadas através do comportamento da própria sociedade poderia evitar.

3. RESPONDER AS SEGUINTES PERGUNTAS:

3.1 DO QUE SE TRATOU O JULGAMENTO DE NUREMBERG?

Foi a formação inédita de um tribunal militar internacional para julgar o alto escalão nazista por crimes de guerra e contra a humanidade durante a 2a Guerra Mundial. Os procedimentos duraram 315 dias (de novembro de 1945 a outubro de 1946)e aconteceram no Palácio da Justiça de Nuremberg, na Alemanha. A cidade, que simbolizava um dos bastiões nazistas, foi escolhida pelos aliados para desmistificar a aura do regime de Adolf Hitler. Foram 24 indiciados, mas somente 22 deles participaram do julgamento. Robert Ley cometeu suicídio antes de o tribunal se reunir e Gustav Krupp recebeu dispensa por questões de saúde. Os procedimentos jurídicos foram montados para trazer justiça aos acusados de forma imparcial, diferentemente do que acontecia com rivais capturados pelos nazis.

TRIBUNAL PIONEIRO

Operação serviu de base para a criação de leis militares e internacionais válidas até hoje.

PODEROSO CHEFÃO

O procurador-geral norte-americano Robert H. Jackson (apelidado de Justice Jackson) coordenou representantes de EUA, Grã-Bretanha, União Soviética e França para formar as leis e as equipes que conduziram o julgamento. O tribunal deveria julgar os réus sob a alegação de que a Alemanha nazista executou uma conspiração global de dominação

AO ATAQUE

A acusação era formada por quatro equipes, cada uma representando um país aliado. O chefe dos promotores norte-americanos foi o próprio Jackson. Cada equipe de promotoria cuidava de réus diferentes e tinha um promotor- chefe liderando outros colegas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (237.9 Kb)   docx (59 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com