TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo Neural

Por:   •  29/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

Esta dissertação traz a compreensão sobre funcionamento do processo neural no comportamento humano.

Existe um ciclo de estímulos, processamento e respostas que é a relação do comportamento com o organismo do indivíduo e o meio ambiente, tendo assim constante interação entre si.

O externo é a ocorrência do comportamento, e o interno é o que ocorre no organismo durante a ocorrência de determinado comportamento.

Anatomia funcional do sistema Límbico

Através dos exames de imagens conhecemos o sistema nervoso o encéfalo, possuindo inúmeras conexões corticais, subcorticais, núcleos basais, tronco encefálico e cerebelo. O SNC funciona dentro da interpretação, processamento e elaboração de resposta de acordo com o estimulo recebido do SNP.

As emoções que sentimos quando expressamos comportamento de tristeza, alegria, raiva e medo. Tem o principal responsável no nosso organismo que é o sistema límbico, já os movimentos corporais vem do sensório motor e um está ligado ao outro. “O processo evolutivo resultou em cérebros com uma abundância de circuitos neurais que podem ser modificados pela experiência” (Carlson, 2000).

O comportamento humano

O organismo age diretamente na ação do comportamento que responde aos estímulos externos. “pode-se afirmar que o comportamento de um indivíduo é produto de sua história filogenética, ontogenética e cultural” (Bussab, 2000; Catania, 1999; Skinner, 1981)

As respostas comportamentais ocorrer de acordo com as experiências vividas de casa ser humano. “Cada indivíduo tem um padrão comportamental característico, resultante de sua história pessoal de reforçamento, assim como tem um sistema nervoso com características próprias, resultantes também de sua história de interação com o ambiente externo. Essas características do sistema nervoso atribuem uma individualidade neural ao indivíduo que se relaciona, consequentemente, com a sua individualidade comportamental” (Kandel & Hawkins, 1992). Podendo, ser reativos ou proativos, sendo que o reativo se manifesta como fuga ou agressão e o comportamento depende da maturidade emocional do individuo, quanto mais experiência vivida o individuo tiver mais maturidade ele tem, já o proativo age com escolha e não com seu histórico de vida, o proativo pensa antes de agir analisando, assim analisa o contexto situacional para poder reagir com respostas.

A contribuição da psicologia no comportamento humano

Após explicar sobre a relação do organismo com o comportamento humano e o meio externo, agora, irei explicar sobre a psicologia voltada para o comportamento humano no aspecto emocional.

A neuroplasticidade é a capacidade que o sistema nervoso tem de se adaptar a novos estímulos. “subjacentes aos processos comportamentais de aprendizagem e de memória encontram-se as alterações funcionais e morfológicas que ocorrem no sistema nervoso e que caracterizam a plasticidade neural” (Cuello, 1997).

A psicologia tem uma grande contribuição para a saúde mental dos seres humanos, auxilia na mudança de comportamento, orientando o individuo a ser mais resiliente, saber lhe dar com os acontecimentos internos e externos para viver bem. A ação do comportamento humano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com